Pular para o conteúdo principal

Principais pontos de alagamento em Belo Horizonte
Arte: PBH

Prefeitura de Belo Horizonte mapeia principais pontos de alagamento da cidade

24/01/2020 | 12:34 | atualizado em 26/01/2020 | 19:54

Para manter a população em alerta e minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingem a capital, a Prefeitura de Belo Horizonte mapeou os principais pontos de alagamento da cidade. Os locais, que são divididos em nove regionais, devem ser evitados durante as chuvas.


O mapeamento faz parte do plano emergencial elaborado pela Prefeitura e que começou a ser executado na manhã da última quinta-feira, dia 23. Como parte das ações, há 11 pontos estratégicos distribuídos pela cidade, em que servidores de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura estão de prontidão para atuar em caso de necessidade.


Segundo a Defesa Civil Municipal, já choveu em algumas regionais o dobro da média prevista para o mês de janeiro. A Prefeitura reforça o aviso para que a população evite transitar nos locais de possível alagamento.

 

 

Recebimento de alertas oficiais


Para receber os alertas da Defesa Civil via SMS, é necessário enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o 40199 e uma confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é utilizado por cerca de 190 mil pessoas.
 
A Defesa Civil recomenda à população especial atenção a sinais de trinca nas paredes, poças de água no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de poste ou árvores. O aumento do volume de chuva pode gerar um maior risco de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. A Defesa Civil pode ser acionada através do número 199. 

 

 

Confira abaixo quais são os principais pontos de alagamento da cidade:

 

 

Lista de pontos de alagamento

 

 

1 - Venda Nova: avenida Vilarinho, Córrego da avenida Liege, Córrego Lareira, rua Camões, rua Olavo Bilac, Córrego Floresta, Córrego Capão, Córrego da avenida Virgílio de Melo Franco, Córrego do Bairro Céu Azul, rua Doutor Álvaro Camargos.     

 

2 - Pampulha: Córrego Ressaca, Córrego Olhos d´Água, Córrego Braúnas, avenida Sebastião de Brito com Cristiano Machado, avenida Héraclito Mourão de Miranda com avenida Clóvis Salgado.     

 

3 - Noroeste: rua Tocantins, avenida Amintas Jacques, rua Garibaldi (Córrego Engenho Nogueira), rua das Violas (Córrego das Taiobas), rua Maria José de Jesus. 

 

4 - Oeste: avenida Tereza Cristina com avenida Palestina (limite BH - Contagem), Cercadinho, avenida Governador Benedito Valadares, rua Ituiutaba, avenida Francisco Sá com rua Erê, rua Coruripe, Córrego Ponte Queimada, avenida Silva Lobo com avenida Barão Homem de Melo.     

 

5 - Norte: rua Osmar Costa, Córrego Embiras, Ribeirão Isidoro, Fazenda Velha, Novo Aarão Reis, rua Antônio Ribeiro de Abreu (trecho até a ponte da MG-20).

 

6 - Nordeste: Bernardo Vasconcelos (até o cruzamento com a avenida Cristiano Machado), rua Santa Úrsula, Ribeiro de Abreu, rua dos Limões, Córrego Gordura, Córrego da avenida Sanitária.     

 

7- Leste: Córrego Santa Inês e Itaituba, Córrego da Mata, rua Maria Carmem Valadares, Córrego São Geraldo, rua Pitangui com avenida Silviano Brandão. 

 

8 - Centro-Sul: avenida Prudente de Morais com rua Joaquim Murtinho, Praça Marília de Dirceu, rua Bárbara Heliodora, rua Monte Alegre, rua Edgar Coelho, rua Mato Grosso com rua Tamoios (Centro). 

 

9 - Barreiro: avenida Tereza Cristina, Cardoso (Córrego Cafezal), Córrego Olaria, Córrego do Túnel, Córrego Jatobá, Córrego Bonsucesso, Córrego do Barreiro, avenida Senador Levindo Coelho, avenida do Canal, avenida Olinto Meireles. 


Últimas Notícias

Crianças durante aula de ginástica rítmica Polo esportivo da Prefeitura, na Leste, abre 70 vagas para diversas modalidades

O Polo tem capacidade para atender 360 alunos e disponibiliza duas aulas semanais realizadas nos turnos da manhã e tarde de segunda a sexta.

14/02/2020 | 15:56
Imagem do Jardim Japonês no Zoológico de Belo Horizonte Belo Horizonte tem programação também para quem não curte o Carnaval

Para os moradores e turistas que querem tranquilidade total durante o feriado, a capital oferece diversas opções de lazer. 

14/02/2020 | 15:49