29 Abril 2025 -
O prefeito Álvaro Damião anunciou, nesta terça-feira (29), a segunda etapa do programa PBH Inova com as oitos startups selecionadas na primeira edição do projeto. Essas empresas terão que solucionar cinco desafios propostos pelo município, relacionados a melhorias dos serviços oferecidos aos cidadãos como saúde, segurança e gestão. Cada uma poderá receber até R$ 225 mil por desafio. O investimento total da Prefeitura é de R$ 1,5 milhão.
Foram selecionadas pelo PBH Inova as startups Fintudo, Fluna, Jsoftware, Maxbot, Metropolys, Quasar, Reachr e Smart Tour. Ao todo, 22 empresas de inovação se inscreveram no programa, lançado em maio de 2024, baseado no Marco Legal das Startups, que desburocratiza a contratação de inovação pelo setor público.
Segundo o prefeito Álvaro Damião, a iniciativa da PBH em chamar as startups vai possibilitar à administração pensar a capital para os próximos anos e adiantar a solução dos problemas, além de incentivar o desenvolvimento das empresas de tecnologia do município. “A gente não pode permitir que grandes startups de Belo Horizonte deixem a capital por falta de incentivo. O decreto assinado hoje mostra claramente o que queremos para BH, que são as startups conosco, com incentivo, para termos soluções para nossos problemas dentro da nossa casa”, afirmou o prefeito.
Executado em parceria pela PBH Ativos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) e Prodabel, o PBH Inova faz parte da política de inovação do município e é conduzida pelo BHLab. Institucionalizada pelo então prefeito Fuad Noman, a iniciativa busca resolver desafios da gestão pública, melhorando a qualidade e a velocidade dos serviços que a Prefeitura entrega ao cidadão.
Cinco desafios apresentados às startups:
1- Secretaria de Desenvolvimento Econômico: como podemos reduzir o tempo e o acúmulo dos processos de direito do consumidor a serem respondidos pelo Procon BH para garantir o serviço mais eficiente para os consumidores?
2- Subsecretaria do Tesouro Nacional: como podemos modernizar a gestão do serviço da dívida fundada, bem como otimizar as aplicações financeiras do município, para que o Tesouro possa viabilizar mais recursos para a implementação de políticas públicas estabelecidas pelo governo?
3- Secretaria de Segurança Pública: como podemos realizar a contagem de público de grandes eventos para que as instituições envolvidas na gestão possam aperfeiçoar o planejamento operacional?
4- Secretaria de Política Urbana: como podemos atender de maneira ágil e eficiente às demandas de parcelamento do solo e garantir exatidão, eficiência e economia aos processos internos?
5- Secretaria de Saúde: como podemos visualizar os postos de trabalho e o quadro de pessoal da secretaria para assertividade nos recursos humanos e tomada de decisão qualificada da alta gestão, garantindo credibilidade e segurança?