Pular para o conteúdo principal

Ponto Limpo na regional Noroeste
Foto: Divulgação/SLU

Prefeitura de Belo Horizonte implanta novos Pontos Limpos na cidade

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) inaugura, nos próximos dias, mais três Pontos Limpos em Belo Horizonte. Desta vez, a região contemplada é a Noroeste. O trabalho conta com limpeza prévia do local, campanha educativa voltada para a comunidade e a instalação da placa indicativa com um alerta para as possíveis infrações. Até este mês, o município já revitalizou cerca de 80 áreas degradadas pelo descarte irregular de resíduos. Ao todo, já são mais de 300 recuperadas. 

 

Nesta segunda-feira, dia 27, às 9h30, moradores poderão comemorar a transformação de um espaço na rua Renato Chaves, esquina com rua Porto velho, no Bairro Conjunto Jardim Filadélfia. No dia 29, quarta-feira, no mesmo horário, será a vez da rua Rondônia, esquina com rua Faustino Cardoso, no bairro Novo Glória. Encerrando a semana, no dia 1º de outubro, a rua Jaguarão, esquina com rua Abaeté, no bairro Bonfim, também receberá um novo Ponto Limpo, às 9h30. 

 

A chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula da Costa Assunção, comemora o sucesso da iniciativa realizada de forma contínua durante todo o ano. “São lugares que ressurgem mais limpos e seguros para essas pessoas que, por algum tempo, tiveram que conviver com pontos visualmente devastados pelas deposições clandestinas de lixo”, destaca. 

 

O gerente regional de Limpeza Urbana Noroeste, Alex Souza Lucchesi, explica que o apoio da população é fundamental nesse processo. “No Ponto Limpo da rua Rondônia, no Novo Glória, por exemplo, a comunidade colaborou criando um canteiro com horta para ocupar o espaço e evitar novas descargas indevidas de resíduos”, lembra. Pneus servirão para delimitar e proteger o local. Outro bom exemplo vem de um morador da rua Jaguarão que prometeu restaurar a calçada em frente à residência e contratar um grafiteiro para deixar o muro mais bonito, incentivando a preservação do Ponto Limpo.

 

A SLU orienta que resíduos volumosos não tóxicos como restos de obras, móveis velhos, poda e pneus sejam entregues gratuitamente a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes da Prefeitura (URPV). Os endereços devem ser consultados em pbh.gov.br/urpvs. O cidadão pode denunciar descartes irregulares pelo portal de serviços (servicos.pbh.gov.br) ou pelo PBH APP.