Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte finaliza o plantio de 63 novas árvores na Pampulha
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura de Belo Horizonte finaliza o plantio de 63 novas árvores na Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte finalizou nesta segunda-feira (4) o replantio das primeiras 63 árvores, a ação faz parte da medida compensatória para a realização da Stock Car Pro de 2024 na capital. A localização destas novas árvores, na Av. Presidente Carlos Luz, foi aprovada pela secretaria municipal de Meio Ambiente. 

As árvores plantadas têm entre 2,5 e 6 metros de altura e são das espécies Pau Ferrz’o, Oiti, Saboneteira, Ipê Amarelo, Sapucaia e Ipê Branco, que correspondem às mesmas espécies e características das árvores suprimidas. A supressão das 55 árvores, autorizada pelo COMAM, já foi finalizada. 

As 688 novas árvores serão, em sua maioria, plantadas na região da Pampulha. Os locais serão definidos após reunião entre a secretaria municipal de Meio Ambiente, Fundação de Parques, subsecretaria de Zeladoria Urbana,  Fundação Municipal de Cultura e a superintendência de Desenvolvimento da Capital. A empresa responsável pela realização da corrida vai fazer a manutenção das mudas a serem plantadas por um período de 5 anos, uma vez que serão realizadas cinco edições da corrida em Belo Horizonte. Até a realização do evento, em agosto, a PBH terá plantado 688 árvores, todas custeadas pelos organizadores da Stock Car.

A inclusão de Belo Horizonte no calendário da Stock Car Pro de 2024 promove o turismo, movimenta o mercado local e proporciona o desenvolvimento de esportes automobilísticos na capital mineira. Cálculos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (Ipead), da UFMG, estimam que a realização do evento terá um impacto positivo de cerca de R$ 1 bilhão em 5 anos, além de gerar mais de 1,5 mil empregos temporários em diversas áreas, tais como montagem da estrutura e logística, alimentação e transporte. O evento é transmitido ao vivo para 153 países, gerando visibilidade mundial para a cidade.

O autódromo da Stock Car será localizado no entorno do Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, Avenida Rei Pelé, Av. Coronel Oscar Paschoal, Avenida Alfredo Camarate e Avenida Carlos Luz.

Plantios

A Prefeitura de Belo Horizonte plantou, em 2023, cerca de 25 mil mudas de árvores em logradouros públicos, áreas verdes e parques. Os plantios fazem parte da estratégia de reflorestamento de áreas degradadas, recuperação de ecossistemas e a criação de novas áreas verdes na capital. Em 2024, a expectativa da PBH é plantar mais 30 mil novas árvores em Belo Horizonte. 

Miniflorestas 

Como mais uma forma de fortalecer o ecossistema em grandes espaços urbanos da capital, a PBH tem implantado miniflorestas. A cidade conta, atualmente, com cinco sistemas nesse formato. Para 2024, serão implantados mais 11 novos espaços que atraem insetos, novas espécies de plantas, resgata serviços ambientais, restaura e preserva recursos hídricos, entre outros benefícios. Além disso, elas podem contribuir com a retenção de carbono, contribuindo para o enfrentamento das mudanças climáticas e adaptação do espaço ao aumento das temperaturas.

Refúgios Climáticos

Entre as ações de preservação do Meio Ambiente realizadas pela PBH está a implementação do primeiro refúgio climático da cidade. O espaço de resfriamento, que ficará no Centro da capital, servirá para o cidadão se abrigar do sol, amenizar os efeitos do calor e descansar. A estrutura funciona como uma “ilha verde”. Tendo como elemento central uma árvore, o refúgio contará com uma estrutura concebida a partir de técnicas de resfriamento passivo, contendo um conjunto de pisos permeáveis (gramado e também revestimento de micro eixos drenantes). Dessa forma, ele contribuirá para a correta infiltração da água da chuva no local, evitando acúmulo e, consequentemente, alagamentos.