Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Saúde Etelvina Carneiro, região Norte

Prefeitura de Belo Horizonte entrega mais uma nova sede de Centro de Saúde

criado em - atualizado em

Com o objetivo de aprimorar o atendimento, garantir mais conforto, segurança e acessibilidade à população e aos trabalhadores, o Centro de Saúde Etelvina Carneiro, região Norte, ganhou nova sede. Localizada na Travessa Dois mil Quatrocentos e Dezessete, 235, no bairro Etelvina Carneiro, a unidade começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 11.

O local possui dois andares, com ambientes acolhedores, confortáveis e totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais. A estrutura é composta por 17 consultórios médicos, um odontológico e um anamnese; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; além de farmácia; setores administrativos e de zoonoses, dentre outros.

O Centro de Saúde Etelvina Carneiro garante assistência a 16.408 moradores dos bairros Satélite, Juliana, Madri, Xodó-Marize, Frei Leopoldo e Etelvina Carneiro. A unidade conta com quatro equipes de Saúde da Família; duas equipes de Saúde Bucal e um cirurgião-dentista; equipe de apoio com clínico, psiquiatra, acupunturista, enfermeiro, psicólogo, assistente social; além do pessoal administrativo, agentes de Combate a Endemias e agentes Comunitários de Saúde.

Há também uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), composta por nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e farmacêutica.

Executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, a nova sede agradou a comunidade, principalmente pelo conforto, espaço ampliado, humanizado e também pela facilidade de acesso. Duas linhas de ônibus estão disponíveis e com pontos bem próximos da unidade.

A nova sede faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, todos eles com espaço físico padronizado, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP).