Pular para o conteúdo principal

Foto da placa Centro Cultural Usina de Cultura
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura de Belo Horizonte e UFMG inauguram a mostra “Universidade Cidade”

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, abrem neste sábado, dia 12, a partir das 18h, no Espaço do Conhecimento da UFMG, a mostra “Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade”. O evento de abertura poderá ser acompanhado por meio do canal do Espaço do Conhecimento UFMG no Youtube. A Mostra, que conta com o patrocínio do Instituto Unimed BH, acontecerá deste sábado a 7 de fevereiro de 2021. A programação está disponível no site.

A mostra traz uma extensa programação virtual, com diversas lives, vídeos e intervenções por todas as regionais de BH, por meio de projeções, faixas e cartazes. A proposta é promover o diálogo, a conexão, a interlocução e o compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, seja a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios (Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte), na academia (UFMG), ou decorrente do encontro entre esses saberes, de maneira a potencializar a dimensão urbana recentemente atravessada e desmaterializada pelo isolamento social.

"A Mostra Universidade Cidade é mais uma das janelas que se abrem nesta parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e a Universidade Federal de Minas. A cidade, muito além da nossa região central, é parte fundamental da produção de conhecimento, informação e renovação. A aproximação estreita da UFMG com os Centros Culturais renova e amplia estes caminhos de diálogo entre as comunidades e a universidade, buscando a democratização e a descentralização da cultura na capital mineira", destaca Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

 

Programação de dezembro de 2020

A solenidade de abertura da Mostra será neste sábado, dia 12, às 18h, no canal do YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG, com a presença  do professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG,  da secretária Fabíola Moulin Mendonça, e de Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora institucional do Instituto Unimed-BH.

Entre os dias 12 e 20 de dezembro, às 19h30 e às 20h30, serão projetados conteúdos de diversos projetos de pesquisa e extensão da UFMG na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).

De 15 a 18 de dezembro, às 19h30, nas janelas do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174 - Centro), serão projetados conteúdos do projeto Faces, com imagens selecionadas do arquivo de eventos do Centro Cultural.

Em 16 de dezembro, às 17h, no canal de YouTube do Espaço do Conhecimento acontecerá a live especial do Clube do Livro Guimarães Rosa, com a leitura do conto "O cavalo que bebia cerveja", da qual participarão os gestores dos Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Programação de janeiro e fevereiro de 2021

De 4 a 31 de janeiro, acontecerão projeções diárias na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento. Ainda nesse período, aos fins de semana, oito Centros Culturais da PBH, nas regionais Norte, Nordeste, Barreiro, Oeste, Pampulha, Venda Nova, Noroeste e Leste, receberão projeções e uma programação itinerante do programa Rádio Janela, além de cartazes ("lambes") com conteúdos dos projetos envolvidos. São eles: Centro Cultural Alto Vera Cruz, Centro Cultural Jardim Guanabara, Centro Cultural Lindeia Regina, Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Centro Cultural Pampulha, Centro Cultural Salgado Filho, Centro Cultural Usina de Cultura e Centro Cultural Venda Nova.

Além disso, durante as quatro semanas de janeiro, de terça a sexta-feira, serão realizadas lives no canal do Espaço do Conhecimento no YouTube, com contação de histórias, conteúdos de Astronomia, oficinas para o público infanto-juvenil e a programação dos Centros Culturais da PBH.

Por fim, de 1º a 7 de fevereiro, serão realizadas lives sobre os processos criativos da Mostra, no YouTube, e projetados, na Fachada Digital do Espaço, conteúdos enviados pelo público.