Pular para o conteúdo principal

imagem de avenida em BH

Prefeitura de Belo Horizonte cria o programa Endereço Cidadão

11/12/2019 | 17:20 | atualizado em 11/12/2019 | 18:17

Com o objetivo de garantir o acesso aos serviços públicos e maior qualidade de vida às pessoas residentes em Belo Horizonte que ainda não têm um endereço, a Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 11, o Decreto 17.232 que cria o Endereço Cidadão. O endereço tem caráter temporário e permitirá o acesso dos cidadãos residentes na capital mineira a serviços prestados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, Cemig, Copasa e Polícias Militar e Civil, além da entrega de correspondências e encomendas.

 

A certidão de endereço temporário é emitida pela Secretaria Municipal de Política Urbana e somente identifica a localização geográfica do imóvel no ordenamento numérico. O documento não implica o reconhecimento de sua regularidade urbanística, edilícia, de posse, propriedade, estabilidade estrutural ou geológica, mas é uma forma de melhorar a vida das pessoas que ainda vivem sem um endereço. 

 

“Há 13 anos a gente recebia qualquer tipo de correspondência através da casa de um vizinho que mora na rua acima, pois não tínhamos um endereço oficial. Agora temos e estamos muito felizes”. Esse é o relato de satisfação da aposentada Jandira Gonçalves, moradora do bairro Jardim Getsêmani, na região Nordeste de BH. Ela e o marido Manoel serão beneficiados pelo programa e receberão a certidão de “Endereço Temporário – Endereço Cidadão”.

 

A secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas, explicou que o documento assegura direitos básicos e garante acesso a serviços essenciais do cotidiano de todo cidadão. O programa vai beneficiar cerca de 96 mil pessoas em toda a cidade.

 

Para obter o Endereço Cidadão, é necessário ir ao BH Resolve (avenida Santos Dumont, 363, Centro) e solicitar o serviço de “certidão de endereço”, informando a localização do mesmo. Após a análise dos dados feita por técnicos da Subsecretaria de Regulação Urbana, o endereço é concedido ao cidadão e entregue no BH Resolve ou disponibilizado no portal da Prefeitura, bastando digitar o protocolo da solicitação. A certidão de endereço é liberada no prazo de 15 dias.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23