18 Maio 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte finalizou a obra de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mantiqueira. Iniciada em abril de 2022, a reforma foi concluída neste mês. Para marcar a conclusão das obras, o Prefeito Fuad Noman visitou o CRAS Mantiqueira neste sábado (18).
A PBH investiu R$ 300 mil em diversos serviços de readequação do equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), incluindo revestimento e pintura, demolição, alvenaria, instalações hidrossanitárias e elétricas, além da terraplanagem do terreno adjacente para a criação de um espaço de jardim e atividades coletivas externas.
Durante todo o período de reforma, a unidade permaneceu funcionando normalmente, garantindo que os serviços e benefícios prestados pela unidade não fossem interrompidos durante o período das obras.
A reforma e revitalização do espaço possibilita melhorias na dinâmica do trabalho dos profissionais da unidade, bem como ambientes mais amplos e adequados para as ações com os usuários do SUAS. A obra foi concluída pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb).
Inaugurado em 2011, o CRAS Mantiqueira, além de contar com uma equipe com assistentes sociais e psicólogos que atuam no acompanhamento familiar através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), a unidade também dispõe de profissionais como orientadores e entrevistadores sociais, equipe administrativa e de apoio. A unidade tem 5 mil famílias referenciadas e oferece diversos serviços, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa Maior Cuidado, que efetiva proteção e cuidados para as pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, dependentes e semi-dependentes e seus familiares. Este programa visa melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e aliviar a sobrecarga dos cuidadores familiares, com atendimentos em domicílio pelos cuidadores sociais e acompanhamento socioassistencial pela equipe PAIF.
Visando à ampliação da cidadania de famílias e comunidade do território do CRAS Mantiqueira, a PBH descentralizou o Cadastro Único para Programas Sociais para a unidade, com as ações de inclusão, atualização e averiguação dos dados cadastrais.
Por meio do acompanhamento familiar, no âmbito do PAIF, a equipe de referência afere o benefício eventual (AVISE) para famílias em caso de vivências de situações de eventualidades que possam agravar as vulnerabilidades sociais, no valor de R$ 300, podendo ser pago em até duas parcelas.
O CRAS Mantiqueira também desenvolve ações coletivas para os diversos públicos atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS-BH), abordando temáticas como igualdade de gênero e racial, inclusão da pessoa com deficiência, enfrentamento à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, combate ao trabalho infantil, participação e controle social e acesso a direitos sociais, entre outros.
Maio Laranja
Ainda neste sábado, foi realizada no CRAS Mantiqueira uma ação que integra a campanha nacional do Maio Laranja, que é celebrada em 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil – e tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.
Participantes da ação plantaram no CRAS a flor Gérbera, símbolo da campanha nacional. Em 2024 a campanha revisita as possibilidades e desafios diante das práticas de atendimento, os passos para a realização das denúncias, bem como a importância da ampliação do diálogo com a população sobre a rede de proteção e atendimento e sobre a sensibilização da temática junto com a população do município.