Pular para o conteúdo principal

Food Trucks esplhados pela Savassi
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura de Belo Horizonte capacita proprietários de food trucks

criado em - atualizado em

 

Para reforçar os cuidados e normas de boas práticas para a comercialização de bebidas e alimentos em vias públicas durante o Carnaval, a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste quinta-feira, dia 13, evento de capacitação para os proprietários de food trucks. Cerca de 45 pessoas participaram do evento no auditório da Secretaria, que contou também com as presenças de fiscais e da Diretora de Vigilância Sanitária, Zilmara Ribeiro. O treinamento foi dado pelo gerente da VISA Pampulha, Wagner Cândido.
 
    
A capacitação é uma das estratégias da VISA para reforçar com os proprietários de food trucks e carros de lanches a necessidade de observar e cumprir as normas sanitárias que garantem a segurança dos alimentos para consumo da população. Durante o encontro, eles foram orientados sobre o alvará sanitário, equipamentos e utensílios, acondicionamento e manipulação de alimentos e bebidas e  o vestuário adequado.

    
O comerciante Helbert Rodrigues vende hambúrguer artesanal há 5 anos. Para ele, treinamentos como o desta quinta-feira agregam mais valor ao produto. “Aqui aprendemos as técnicas corretas e passamos a oferecer um alimento com mais higiene e qualidade à população”, afirmou Helbert.
 
    
Os comerciantes também receberam orientações específicas sobre o preparo e a venda de diversos produtos, como churrasco, salgados, cachorro quente, camarão, maionese e bebidas em geral. “Como no Carnaval o consumo de alimentos pelos foliões é muito grande, principalmente em food trucks, a Vigilância Sanitária busca fazer essa reciclagem com os proprietários para que eles forneçam alimentos de qualidade, minimizando o risco à saúde”, explicou Andrea Belloni, gerente de Produtos de Interesse da Saúde.