23 Maio 2024 -
Desde o reconhecimento da capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado na elaboração de estratégias para impulsionar o setor no município. Uma das principais iniciativas é o projeto 'Ajunta Gastronomia’, parceria da Belotur e o Sebrae Minas, que apresenta um dos resultados mais importantes em evento na próxima segunda-feira (27). Trata-se do lançamento do estudo de Place Branding para a Gastronomia de Belo Horizonte, produto do trabalho de compreensão da identidade local, que visa construir um posicionamento sólido e fortalecer a cidade como um polo e destino gastronômico. A agenda acontece na sede da PBH, no Auditório I, a partir das 9h30.
Para o desenvolvimento do estudo de Place Branding, a Belotur e o Sebrae Minas contaram com a expertise da Bloom Consulting, empresa global de desenvolvimento de estratégia de posicionamento de marca de cidades e países. A primeira etapa da ação se iniciou em 2023, com a elaboração de um diagnóstico a partir da percepção de moradores e turistas sobre a gastronomia de Belo Horizonte, por meio de uma interlocução ativa e participativa, e com um grande engajamento do público. Um segundo momento de escuta aconteceu durante as rodas de conversa com importantes atores do setor. Mais de 160 profissionais da área, incluindo chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, consultores gastronômicos, professores, além de profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo, contribuíram no projeto.
Após a avaliação e a conclusão da pesquisa, com base nos resultados obtidos, chegou-se ao posicionamento que será apresentado no próximo dia 27. Durante a agenda também serão discutidas as estratégias para a consolidação desse posicionamento e a governança da designação de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.
“Essa iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento do turismo na capital mineira, por meio de um de seus principais atributos, que é a gastronomia, ativo que fez Belo Horizonte ser reconhecida pela Unesco como ‘Cidade Criativa’. Uma apresentação diferenciada e bem definida para o segmento contribui para a atuação da Belotur nas agendas de promoção turística e também nas ações do mercado. Com o apoio do prefeito Fuad Noman, o poder público municipal tem se dedicado ao fortalecimento da cidade como um importante destino gastronômico e o alinhamento da identidade, marca e posicionamento será fundamental para consolidarmos esse reconhecimento”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O ‘Ajunta Gastronomia’ faz parte de um convênio, firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas, que abrange diversas ações para o setor. Entre outras iniciativas do projeto está o desenvolvimento de conteúdos informativos, que vão destacar os produtos e técnicas gastronômicas de bares e restaurantes da cidade, apresentando sua origem e relevância histórica, além do intercâmbio de chefs de cozinha, enriquecendo ainda mais a experiência de explorar os sabores da culinária mineira.
“O place branding vai além da criação de uma marca. É um esforço estratégico para valorizar a autenticidade da identidade gastronômica de Belo Horizonte. Esse processo não apenas posiciona a cidade como um dos principais destinos para os amantes da boa comida, mas também cria um senso de pertencimento da comunidade, fomenta investimentos e atrai mais visitantes. Dessa forma, não apenas os negócios de alimentação serão beneficiados, mas toda a cadeia produtiva associada ao turismo será impactada positivamente, estimulando ainda mais a economia local”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Bloom Consulting
A Bloom Consulting é uma empresa global com escritórios em São Paulo, Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Paris (França). Desde 2003, a Bloom Consulting desenvolve estratégias de nation branding e place branding para vários governos locais e nacionais em todo o mundo, colaborando com primeiros-ministros, presidentes, prefeitos, chefes de conselhos de turismo e diretores de agências de investimento, capacitando países, regiões e cidades graças à marca.
"Um projeto como este é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo, entendendo Belo Horizonte como a grande vitrine de Minas Gerais. O processo desenvolvido colaborativamente em todas as etapas ajuda a fomentar o senso de pertencimento e a valorização de uma herança tão rica como a da gastronomia mineira. Em Belo Horizonte fomos, particularmente, surpreendidos positivamente pela adesão maciça das pessoas no processo de engajamento", completa Caio Esteves, sócio e diretor global de placemaking da Bloom Consulting.