Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte amplia serviços de saúde neste carnaval
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura de Belo Horizonte amplia serviços de saúde neste carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte irá ampliar os serviços de saúde neste carnaval, com a abertura de dois Postos Médicos Avançados (PMAs) que farão atendimentos a casos de intoxicação, desidratação, hipoglicemia, mal súbito, pequenos traumas, entre outros.

 

Os PMAs funcionarão 24 horas, a partir das 19h de sexta-feira (17) até as 7h da Quarta-Feira de Cinzas (22), e serão montados no Centro de Referência da Juventude (CRJ), Rua Guaicurus, 50, Centro; e na UPA Centro-Sul, na Rua Domingos Vieira, 488, Santa Efigênia.

 

O PMA do CRJ contará com 20 profissionais, em regime de plantão, sendo 4 médicos, 3 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem, além de trabalhadores nas funções administrativas, auxiliares de limpeza e assistência social. Este PMA disponibilizará 15 leitos, sendo 13 para observação e 2 para emergência.

           

O PMA da UPA Centro-Sul contará com 2 médicos, 2 enfermeiros e 4 técnicos de enfermagem, além de 8 leitos de observação.

 

O foco principal do PMA é a estabilização do paciente evitando superlotação das unidades de urgência do município.

 

O posto médico possui estrutura de atendimento para todos os participantes do carnaval, priorizando casos como intoxicação, desidratação, hipoglicemia, mal súbito e pequenos traumas, que apresentam uma tendência de aumento nestes períodos de eventos com grande aglomeração de pessoas.

 

Além dos PMAs, a estrutura de assistência de Saúde de Belo Horizonte continuará a ser ofertada em toda a cidade.

 

Para atender as pessoas que precisam de cuidados médicos, os 152 Centros de Saúde funcionarão na segunda-feira (20), das 7h às 17h, e na quarta-feira (22), a partir das 13h.

 

Os Centros de Saúde também funcionarão normalmente nos dias úteis do período pós-carnaval, quinta (23) e sexta-feira (24).

 

E as nove UPAs da cidade, com funcionamento 24 horas em todos os dias de forma ininterrupta.

 

As equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UPAs serão reforçadas nos dois dias em que houver maior concentração e desfiles dos blocos.

 

SAMU

 

Durante o carnaval, também haverá a presença de mais um médico regulador no Centro Integrado de Operações (COP) para organizar o atendimento das ambulâncias em relação a prioridade dos casos solicitados e visualizar o trânsito e aglomeração de pessoas. Dessa forma, poderá prestar melhor auxílio e orientações em relação ao encaminhamento da frota.

 

Serão empenhadas 27 ambulâncias do SAMU. Considerando os dias de maior concentração de pessoas nas ruas, poderão ser empenhados cinco desses carros para o atendimento exclusivo do carnaval. Foram contratadas ainda ambulâncias terceirizadas pela Belotur. A frota de veículos garantirá o atendimento tanto das ocorrências da festa quanto as da rotina da capital.