1 Abril 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte conclui neste mês a contratação de 38 entrevistadores sociais do CADÚnico, ampliando em mais de 30% o corpo técnico para a tarefa, que agora dispõe de 131 profissionais. Os entrevistadores sociais atuam nos equipamentos da Assistência Social, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRAS), onde há ações cadastrais, tornando possível o acesso a programas de transferência de renda e a benefícios federais, por meio de entrevistas, checagem de documentos e orientações, garantindo que permaneçam no Cadastro as famílias que realmente precisam.
Além de realizar as entrevistas para preenchimento de formulários do cadastro único, coletando informações socioeconômicas detalhadas sobre a composição familiar, renda, escolaridade, condições de moradia, saúde e outros aspectos, os entrevistadores também realizam visitas presenciais no domicílio das famílias para inserção ou atualização, revisão e averiguação cadastral quando necessário, com o objetivo de manter os cadastros em conformidade com as exigências do governo federal.
A ampliação dos profissionais que passaram por capacitação e já estão atuando nos postos de cadastramento permite agilizar o processo de cadastramento para o acesso aos benefícios de transferência de renda e benefícios sociais, ampliando o número de beneficiários que acessam esses direitos. Atualmente, no município de Belo Horizonte, estão inscritas no CadÚnico 301.281 famílias.
O CADÚnico possibilita o acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e Isenção de Taxas em Concursos Públicos, todos oferecidos pelo Governo Federal à população com vulnerabilidade econômica, por meio de entrevistas realizadas pelos municípios.