Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte amplia locais que ofertam a vacina BCG
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura de Belo Horizonte amplia locais que ofertam a vacina BCG

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliará para 19, a partir desta quinta-feira (22), os locais da capital que ofertam a vacina BCG - aplicada em recém-nascidos. Anteriormente, o imunizante era ofertado em 10 equipamentos de saúde. Com a nova definição, a Secretaria Municipal de Saúde amplia e garante o acesso da população aos imunizantes.

 

Agora, os centros de saúde Mangueiras (Barreiro), Padre Tarcísio (Centro-sul), Alto Vera Cruz (Leste), São Marcos (Nordeste), Coqueiros (Noroeste), Etelvina Carneiro (Norte), Vista Alegre (Oeste), Dom Orione (Pampulha) e Jardim Europa (Venda Nova) também passam a oferecer o imunizante.

 

Os endereços e horários de funcionamento de todos os centros de saúde e demais equipamentos que ofertam a vacina BCG podem ser verificados on-line.

 

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de concentrar as vacinas em algumas unidades é para otimizar o estoque e evitar o desperdício, já que um frasco contém 20 doses, com duração de 6 horas após a abertura. Cabe destacar que a BCG protege contra a tuberculose, que é uma doença infecciosa e transmissível de pessoa para pessoa pela tosse, espirro ou fala. É indispensável a conscientização de pais, mães ou responsáveis para manter as doses das crianças em dia.

 

Aplicação em maternidades

 

A vacina BCG também está disponível em quatro maternidades da rede SUS-BH: a do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB); Odete Valadares; a do Hospital Sofia Feldman e a do Hospital Risoleta Neves. Assim os bebês são imunizados nas próprias unidades.