Pular para o conteúdo principal

Mais de quinhentas pessoas acompanham o Bloco "Então, Brilha!", no Carnaval 2018. Foto ilustrativa.
Foto: Alexandre Guzanshe

Prefeitura de Belo Horizonte abre cadastro de blocos de rua para o Carnaval 2020

01/10/2019 | 20:20 | atualizado em 08/10/2019 | 09:31

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Prodabel, abriu nesta terça-feira, dia 1º de outubro, o cadastro de blocos de rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2020. O procedimento garante o planejamento para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. Para o cadastramento, os interessados devem acessar a página de Eventos, disponível até o dia 21 de outubro. A inscrição está aberta para Blocos de Rua que desfilam durante o período oficial do Carnaval, que em 2020 será de 8 de fevereiro a 1º de março.

 

O cadastro é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. “É com esse cadastramento que todos os órgãos envolvidos planejam suas ações para o melhor funcionamento da cidade durante o evento. Essas informações são fundamentais para que possamos garantir um Carnaval mais organizado, seguro, limpo, com mobilidade e conforto para toda a cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Em 2020, há novidades nas orientações para cadastro. Algumas das principais alterações são a duração dos desfiles, que terá um limite de seis horas (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e início da dispersão) e o bloqueio de tipos de vias (áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos Foliônibus, por exemplo).

 

A ferramenta permite o cadastro de até dois trajetos por bloco de rua, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão - tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, confira o tutorial. E, para aqueles que ainda tiverem dificuldades no cadastramento, ou precisarem de mais informações, é possível entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur pelo telefone 3277-9702.

 

 

Dicas

A Belotur criou, também, um guia com dicas para auxiliar os organizadores a colocarem o bloco na rua. O guia contém muitas informações sobre normas, etapas de cadastramento, edital de auxílio financeiro, entre outras. 

 

O cadastro não é obrigatório, mas os blocos que optarem por não fazê-lo não contarão com a infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte  como: banheiros químicos, planejamento para fechamento de vias e limpeza. 

 

Além disso, vale ressaltar que somente os blocos cadastrados poderão participar, do Edital de Auxílio Financeiro. Os interessados em se inscrever neste edital devem entregar a documentação até o dia 15 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, presencialmente, na Gerência de Licitações e Contratos: Rua da Bahia, 888 – 6º andar, Belo Horizonte (MG).