Pular para o conteúdo principal

Leitos preparados para receberem pacientes
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte abre 20 leitos de Enfermaria Covid na Rede SUS

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu nesta quarta-feira, dia 5, 20 leitos de enfermaria Covid no SUS, totalizando agora 240. Mesmo com esse incremento, a taxa de ocupação, considerando leitos da rede SUS e suplementar, segue no alerta vermelho em 78,4%. Até o fim desta semana, a Prefeitura espera abrir até mais 50 leitos de enfermaria nos hospitais da Rede SUS-BH.

 

É importante esclarecer que o atual número de internados é semelhante a maio de 2020, ainda no início da pandemia. A Prefeitura manterá a mobilização de mais leitos para Covid, à medida da necessidade. “A situação é preocupante, mas ainda não há motivo para pânico. Garantimos que nenhum munícipe de Belo Horizonte que precisar ficará sem atendimento médico”, afirma o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

 

É importante esclarecer que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e enfermaria Covid, pois os sintomas são muito parecidos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que a taxa de ocupação de leitos de enfermaria Covid acima de 100% apresentada no Boletim Epidemiológico e Assistencial não indica que o número excedente represente fila. Estes pacientes além dos 100% estão internados nos hospitais utilizando todos os recursos que um paciente com esse perfil necessita, como insumos e equipamentos.