Pular para o conteúdo principal

Córrego do nado com as duas margens definidas por um gramado.
Foto: Rogéro França/PBH

Prefeitura dá início às obras de prevenção de enchentes no Córrego do Nado

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Sudecap, deu início à obra de tratamento de fundo de vale e controle de cheias na bacia do córrego do Nado, que compreende a sub-bacia do córrego Lareira e sub-bacia do córrego Marimbondo, na região de Venda Nova. A ordem de serviço foi assinada no último mês de abril e a fase atual é de mobilização da empresa contratada. A intervenção vai contribuir na prevenção de enchentes na região e os investimentos são de cerca de R$ 34 milhões, recursos repassados pelo Programa de Aceleração do Crescimento, segunda etapa (PAC-2). O prazo de execução previsto é de 540 dias.

 

Duas bacias para controle de detenção de cheias em concreto serão construídas no trecho entre as ruas Hye Ribeiro e Elce Ribeiro, além da demolição dos edifícios desapropriados para a construção de faixas de preservação dos cursos d’água. Também está prevista a construção de galerias e de canais em concreto armado; implantação de rede de drenagem nas ruas Hyé Ribeiro, Augusto Franco, Expedicionário Américo Fernandes e Bernardino Oliveira Pena; e implantação de praças de lazer nas ruas Maria de Lourdes de Carreira, Expedicionário Américo Fernandes e Bernardino Oliveira Pena.

 

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, a obra vai beneficiar os moradores locais, além de possibilitar o bom funcionamento do sistema para prevenção de enchentes. “Nós temos um compromisso com a população e vamos trabalhar fortemente para que a chuva não seja motivo de risco e preocupação para os moradores da região de Venda Nova. Nós sabemos que há muito tempo os moradores estão esperando por esse trabalho e nos empenhamos muito para que essa obra acontecesse”, afirmou.

 

A obra vai contemplar ainda a implantação de interceptores de redes de esgotos; de rede de drenagem em concreto armado nas ruas Monte Alverne, Alberto de Oliveira, Rui Barbosa e Ministro Oliveira Salazar; de interceptores de rede de esgotos e redes coletoras às margens do córrego Marimbondo, além de construção de praça entre as ruas Rui Barbosa e José Maria Botelho.