Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre Coronavírus
Foto: Arte PBH

Prefeitura dá início ao treinamento de vacinadores contra a Covid-19

criado em - atualizado em

Belo Horizonte iniciou, na última quinta-feira, dia 14, o treinamento dos profissionais de saúde que devem trabalhar na primeira fase da vacinação no município.

 

O treinamento, realizado de forma remota, contemplará várias etapas da vacinação, desde o registro de vacinados ao controle de distribuição das vacinas, bem como o monitoramento de eventos adversos pós vacinação e informações para gestores, técnicos e público em geral.

 

No SUS-BH serão treinados servidores de unidades de Saúde, diretorias regionais de Saúde e também as equipes de reforço que serão contratadas para a campanha. Também vão passar pela capacitação, profissionais de saúde de hospitais da Rede Suplementar e Privada.

 

“O treinamento dos profissionais com antecedência é um dos fatores essenciais para a segurança da população a ser vacinada. Não pode haver improvisos. É nesta linha que a Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo a capacitação dos profissionais que atuarão na vacinação contra a Covid-19. Também é muito importante a colaboração da população para evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e a higienização correta das mãos”, diz Fabiano Pimenta, subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde.

 

 

Cadastro

Durante a semana, também foi iniciado o cadastramento obrigatório dos profissionais vacinadores no sistema de informação específico do Plano Nacional de Imunização, que exigirá o registro nominal de cada um dos aplicadores, assim como do vacinado.

 

Em consonância com as esferas nacional e estadual, todos os estabelecimentos de saúde públicos e particulares que realizarem vacinação contra a Covid-19 na capital deverão registrar os dados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do PNI (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A ferramenta realiza o controle do atendimento da demanda e distribuição da vacina, de acordo com resolução da Anvisa.