Pular para o conteúdo principal

Prefeitura cria novas linhas do transporte coletivo para região da Pampulha
Arte/PBH

Prefeitura cria novas linhas do transporte coletivo para região da Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou uma reestruturação no transporte coletivo da região da Pampulha nos bairros Confisco, Urca, Serrano e Conjunto Celso Machado. As medidas têm o objetivo de modernizar a rede de transportes da região, melhorando o atendimento à nova sede do Centro de Saúde Confisco, e também para o centro da cidade. As mudanças valem a partir deste sábado (25). Folhetos e cartazes foram distribuídos nos ônibus e na região para orientar os passageiros.

Três linhas serão criadas;

 -Linha 5034 (Urca / Centro via Confisco) - Confira o quadro de horários
- Linha 5035 (Zoológico / Hospitais via Serrano) - Confira o quadro de horários
- Linha 5036 (Celso Machado / Centro) - Confira o quadro de horários  

Linha 5034 (Urca / Centro via Confisco)

A linha 5034 é uma solicitação da comunidade e vai facilitar o acesso dos moradores do bairro Urca ao Centro de Saúde Confisco, além de melhorar o atendimento do transporte coletivo aos bairros da região. A nova linha vai substituir as linhas 4403C (Residencial Sarandi) e 4403D (Urca / Confisco), incorporando os itinerários das linhas extintas por meio de sublinhas.

Veja como a linha 5034 vai funcionar:

- Sublinha 1 (Principal): atende o Residencial Sarandi em todas as viagens, aumentando a oferta de transporte coletivo na região.

- Sublinha 2 - Partidas do Sarandi: atende os atuais passageiros da linha 4403C, partindo do Residencial Sarandi no pico da manhã nos dias úteis com cinco viagens, garantindo maior conforto nestes horários.

- Sublinha 3 - Centro de Saúde Confisco / Bairro: vai transportar quem está saindo do Centro de Saúde Confisco em direção ao bairro, passando pela rua Copacabana.

- Sublinha 4 - Bairro / Centro de Saúde Confisco: vai transportar quem está indo para o Centro de Saúde Confisco, passando pela Rua Copacabana.

A oferta de viagens da linha 5034 será ampliada para 80 nos dias úteis, somando todas as sublinhas. As linhas 4403C e 4403D realizavam 78 viagens.

Na área Central, os pontos de embarque e desembarque serão os mesmos das linhas 4403C e 4403D. Confira no Portal da Prefeitura os itinerários e o quadro de horários da nova linha 5034.

Linha 5035 (Zoológico / Hospitais via Serrano)

A linha 5035 também é uma solicitação dos moradores dos bairros Confisco e Serrano e vai facilitar o acesso à região Central e à Área Hospitalar, substituindo a linha 4403A (Zoológico via Serrano).

Veja como a linha 5035 vai funcionar:

- Sublinha 1 - Principal: mesmo itinerário da linha 4403A

- Sublinha 2 - Noturno: mesmo itinerário da sublinha noturna da linha 4403A.

- Sublinha 3 - Retorno Centro via Pedro II: serão mais viagens para a região central da capital passando pelas avenidas Tancredo Neves e Pedro II nos horários de pico nos dias úteis. Além disso, esse atendimento passa pelas ruas Curitiba e dos Goitacazes, permitindo mais opções de retorno ao bairro para quem está no Centro.

A oferta de viagens da linha 5035 e sublinhas será ampliada para 100, nos dias úteis. A linha 4403A realizava 90 viagens. Confira no Portal da Prefeitura os itinerários e o quadro de horários da nova linha 5035.

Linha 5036 (Celso Machado / Centro)

A linha 5036 irá substituir a linha 4410 (Celso Machado via Saramenha / Urca), mantendo o mesmo itinerário e horários. A alteração visa padronizar e ajustar o número e nome da linha, para melhor entendimento dos passageiros.

A oferta de viagens da linha 5036 será mantida em 45 nos dias úteis, mesmo número da linha 4410. Confira no Portal da Prefeitura os itinerários e o quadro de horários da nova linha 5036.

As novas linhas 5034 (80 viagens), 5035 (100 viagens), 5036 (45 viagens) totalizam 225 viagens nos dias úteis, ampliando assim o atendimento para a população que tinha 213 viagens nos dias úteis nas quatros linhas a serem substituídas.

Melhorias no transporte coletivo

A Prefeitura de Belo Horizonte vem realizando diversas melhorias no transporte coletivo da capital. Com a Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23 foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema, com um novo processo de remuneração complementar às concessionárias do transporte coletivo municipal.

A Prefeitura determinou aos consórcios um aumento de 10% nas viagens do transporte coletivo municipal até o final do ano, saltando das 21,7 mil viagens por dia útil para 23.870. Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população sobre necessidades de ajustes no sistema de transporte público, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) para melhor atender o cidadão. Até o final do ano também serão incluídos 420 novos ônibus, garantindo mais conforto e segurança aos passageiros do sistema de transporte coletivo municipal.