Pular para o conteúdo principal

Obra de contenção de encosta com muros e escadas, entre as ruas Inspetor Pimentel e Waldemar Pequeno, Vila Jardim Alvorada, região Noroeste de BH.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura conclui obra de eliminação de risco na Vila Jardim Alvorada

criado em - atualizado em
“Estava com saudade de casa. São muitos anos aqui. No início aqui era muito barro, era difícil. O barranco descia e só tinha um beco para passar. A Prefeitura veio aqui diversas vezes e fez algumas obras para canalizar água da chuva. Mas, foi essa obra que acabou agora, que resolveu o problema. Agora,  não tem mais risco. A obra ficou ótima, maravilhosa”, comemorou Marina Dias, moradora da Vila Jardim Alvorada há 35 anos.

Sua casa fica na parte de baixo de uma encosta e os moradores sofriam com a falta de estabilidade e o risco de um deslizamento. A Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), fez uma obra para eliminação de risco geológico na encosta entre as ruas Inspetor Pimentel e Waldemar Pequeno, Vila Jardim Alvorada, região Noroeste da cidade. Foi esta obra que trouxe tranquilidade para a Marina e para os moradores da Vila.

O terreno possui características que favorecem o risco geológico de escorregamento, sendo a principal delas a acentuada declividade. Foi necessária uma intervenção para conter a encosta. Segundo o engenheiro da Urbel, Alexandre Dayrell, foi feita uma obra para eliminação do risco. “Foram construídos 580 m² de muros de contenção, 1.260m² de talude urbanizado com grama, 360m de drenagem, além de 60m de pavimentação e rede de esgoto”, explicou. Também foram construídos acessos com escadaria e guarda-corpo para cinco famílias. Durante a realização das obras, a Prefeitura, por meio do Programa Bolsa Moradia, garantiu o pagamento de um imóvel para abrigar a família da Marina.

Além da eliminação do risco geológico, que beneficiou diretamente cerca de 20 famílias, a obra que custou cerca de R$ 1 milhão também urbanizou um trecho de 60 metros da rua Inspetor Pimentel. A urbanização dessa via, que antes era um beco com pontilhão de madeira, permitiu que veículos possam circular livremente para acessar a vila.
 

16/01/2019. Prefeitura conclui obra de eliminação de risco na Vila Jardim Alvorada. Fotos: Divulgação/PBH