Pular para o conteúdo principal

Córrego com obras de prevenção de enchentes, na Pampulha, durante o dia.
Foto: Rogério França/PBH

Prefeitura conclui mais uma obra para prevenção de enchentes na Pampulha

criado em - atualizado em

Foram concluídas, em outubro, as obras da nova bacia de detenção do Córrego São Francisco/Assis das Chagas, localizada na avenida Assis das Chagas, na Pampulha. As intervenções realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), reforçam as ações de prevenção para o período chuvoso na capital.

 

Paralisada desde abril de 2016, a obra foi retomada pela Prefeitura em março de 2018 e contou com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.

 

A nova bacia do Córrego São Francisco tem capacidade para armazenar cerca de 41 milhões de litros d´água, o que vai reduzir os riscos de enchentes no bairro Indaiá e nas avenidas Assis das Chagas e Professor Magalhães Penido; minimizando, também, os riscos na região próxima à Praça Bagatelle e o Aeroporto da Pampulha.

 

Antes da construção da bacia, toda a água pluvial escoava diretamente pelo córrego, aumentando rapidamente seu nível e causando transbordamento e alagamentos de suas várzeas.

 

O superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, enfatiza que obras de saneamento e de combate a enchentes são prioridades da PBH. “Estamos deixando Belo Horizonte melhor preparada para enfrentar as chuvas. A Prefeitura tem um trabalho muito forte nesta área e nos dá muita satisfação concluir uma obra como essa do Córrego São Francisco, que irá mudar a vida dos belo-horizontinos que moram ou circulam pela região da Pampulha”, comenta.

 

 

Proteção

Além da implantação da nova bacia de detenção do Córrego São Francisco/Assis das Chagas, a obra da Sudecap incluiu a construção de taludes protegidos contra processos erosivos, prolongamento da galeria existente (funcionando com restrição hidráulica de vazão), implantação da rua Betumirim e remanejamento e adequação do sistema de esgoto sanitário, o que traz melhores condições de saúde e conforto aos moradores da região.

 

Até o fim de novembro deste ano, o entorno do córrego também receberá intervenções de urbanização, como o cercamento da nova bacia, a implantação de calçadas e a sinalização das vias próximas.

 

 

18/10/2019. Prefeitura conclui obra de prevenção de enchentes na Pampulha. Fotos: Divulgação/PBH