Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Prefeitura celebra Dia da Consciência Negra com programação durante o mês

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste mês , por meio da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial - DPIR, e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR, o  “Novembro Preto: BH Sem Racismo”. Durante todo o mês, diversas ações serão promovidas para marcar o Dia Municipal da Consciência Negra. 

O principal objetivo desta campanha BH Sem Racismo, coordenada pela DPIR, é propor reflexões sobre a importância do povo negro e das culturas de matriz africana na construção e na cultura de Belo Horizonte, com impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira e, também, para evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população. 

O Novembro Preto é composto por atividades voltadas para servidores públicos municipais e toda a sociedade civil. Segundo a diretora da DPIR, Makota Kizandembu, o “Novembro Preto” pretende dar visibilidade à necessidade de políticas públicas de reparação  para a população negra da cidade. 

A Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial tem o objetivo de elaborar, propor e coordenar políticas públicas de reparação e promoção da igualdade racial que visem à superação das desigualdades raciais, à eliminação da discriminação, à preservação da memória, da cultura e da identidade da população negra e a sua plena inserção na vida social do município com a a erradicação do racismo. 

Acesse o site e confira a programação.