Pular para o conteúdo principal

Prefeitura avança nas propostas de melhorias da Rede Municipal de Educação
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura avança nas propostas de melhorias da Rede Municipal de Educação

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte investiu nas estruturas físicas e nos materiais nas 321 escolas municipais e 236 creches parceiras ao longo de 2022, que atendem cerca de 190 mil estudantes na Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Ensino Especial para alunos com deficiência.  

Além das reformas, ampliações, adequações e revitalização de espaços em todas as instituições da Rede, foram investidos R$ 128 milhões em materiais, contemplando, entre outros itens,  aquisição de 12 mil kits de livros didáticos para todos os estudantes do 9º ano, compostos de um livro de português e outro de matemática específicos para reforço escolar;  50.409 tablets para utilização dos estudantes; e 28.724 mil chromebooks para utilização em sala de aula, nos laboratórios de informática e dos professores. 

No início deste ano, após um longo período de desafios impostos pela pandemia da covid-19, foram estabelecidos três programas prioritários para o aperfeiçoamento e melhorias do atendimento na Educação de Belo Horizonte: ampliação do atendimento em tempo integral, reforço escolar e recuperação das aprendizagens e ampliação do atendimento à demanda do cadastro da educação infantil.  

Ampliação do atendimento em Tempo Integral

Ao longo de 2022 foi realizada uma pesquisa entre as famílias dos estudantes do Ensino Fundamental para identificar qual a demanda pelo atendimento em tempo integral. Cerca de 96% da demanda manifestada foi atendida, o que representa um total de 45.778 alunos. 

Na Educação Infantil foi ampliado o atendimento em tempo integral para mais 1.613 alunos, em relação ao mês de dezembro do ano passado, totalizando 38.790 alunos atendidos. 

Programa de Reforço Escolar e Recomposição das Aprendizagens 

Os estudantes do 1º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte contam com o Programa de Reforço Escolar e Recomposição das Aprendizagens. Foram aplicadas avaliações diagnósticas, para identificar as defasagens de cada estudante. O monitoramento e as ações de intervenção pedagógica do Programa demonstram importante redução no número de estudantes em defasagem, que passou de cerca de 43 mil para 24 mil, de acordo com as últimas avaliações.  O Programa continuará em 2023, trabalhando os conteúdos e habilidades necessárias para a evolução pedagógica dos estudantes da Rede Municipal de Ensino e obedecendo à política da atual gestão que tem como lema, "nenhum a menos". 

Ampliação do atendimento ao cadastro escolar 

Todas as crianças, com idade entre 1 e 5 anos, cadastradas na rede municipal de educação foram atendidas, totalizando cerca de 80 mil matrículas efetivadas na Educação Infantil. Em relação ao atendimento da demanda por vagas em berçário, 96,8% das crianças menores de 1 ano foram atendidas, o que representa 1.154 crianças.  

Para ampliar o atendimento da Educação Infantil, a Prefeitura de Belo Horizonte firmou parceria com 16 creches, abriu 1.814 novas vagas na rede parceira, para crianças de 0 a 2 anos, resultando na criação de 174 novas turmas. Na rede própria foram criadas 739 novas vagas como resultado de adequações e reformas de dez escolas Municipais de Ensino Fundamental para atendimento à Educação Infantil. 

Cursos de qualificação profissional para estudantes da EJA
Além da formação pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com entidades de formação profissional, ofertou para os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA), 948 vagas em cursos de qualificação profissional como:  panificação e pizzaiolo, salgadeira, comida de boteco, operador de computador, programador web, recepcionista, assistente administrativo, operador de caixa, cuidador de idosos e primeiros socorros.

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte atende cerca de 190 mil estudantes na Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Ensino Especial para alunos com deficiência.