Pular para o conteúdo principal

Prefeitura apoia o Maio Amarelo, pela segurança no trânsito

criado em - atualizado em

Durante o mês de maio a Prefeitura, por meio da BHTrans, realiza uma série de ações de educação e segurança no trânsito, como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo. O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, estimulando a participação dos mais diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo. O tema da campanha deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, é um alerta para que condutores e pedestres adotem posturas corretas no trânsito.

 

Ações

 

Durante o mês de maio, várias ações de apoio ao movimento serão realizadas. O edifício da sede da Prefeitura, a Praça da Estação, o Cristo do Barreiro, a Igrejinha da Pampulha e a Praça da Bandeira serão iluminados de amarelo. Os televisores internos dos veículos do Move (TV Minuto) irão transmitir vídeos educativos que visam a alertar os motoristas sobre os perigos de dirigir sem atenção. Nas Estações de Transferência do Move, os sistemas de som irão transmitir mensagens educativas aos usuários. As duas edições do mês de maio do Jornal do Ônibus veicularão textos conscientizando a população sobre a importância de fazer do trânsito um lugar de mais respeito, segurança e gentileza. As redes sociais (Twitter e Facebook) e o Portal da BHTrans irão compartilhar mensagens educativas e informar sobre as ações e os eventos relacionados ao movimento Maio Amarelo.

 

Além dessas ações, a BHTrans irá desenvolver outras atividades, que serão divulgadas com antecedência no Portal da BHTrans.

 

Escola Segura

 

A BHTrans está implantando um novo modelo de travessia de pedestres no entorno das escolas, com o objetivo de aumentar a segurança e conscientizar os motoristas sobre os cuidados que devem ter ao trafegar em área escolar. A nova sinalização já foi implantada próximo a sete escolas.

 

· E. M. Hugo Werneck - ruas Oscar Trompowsky, Garret, Pedro Sigaud e Anita Garibaldi, no Bairro Grajaú.

 

· E. M. Integrada Maria Das Neves - Rua Tenente Anastácio de Moura e Rua Juiz da Costa, no Bairro Santa Efigênia.

 

· E. M. Aurélio Pires - Rua Barrinha com Rua Bandeiras, no Bairro Liberdade.

 

· Umei Jardim Vitória - Rua Branca, entre Rua Cinza e Rua Henriqueta Lisboa, no Bairro Jardim Vitória.

 

· E.M. Santos Dumont - Rua Maestro Delê Andrade, no Bairro Santa Efigênia.

 

· E.M. Professora Acidália Lott - Rua Cana Caiana com Rua Antônio Mariano de Abreu, no Bairro Paulo VI.

 

· E.M. Ulysses Guimarães - Rua Bolívia, entre Beco São Sebastião e Rua La Paz - Aglomerado Santa Lúcia – Bairro São Pedro

 

Ilustrações elaboradas pelas crianças que participam do Circo Transitando Legal serão divulgadas nas redes sociais e no portal da BHTrans.

 

Transitando Legal

 

O Programa Permanente de Educação para o Trânsito “Transitando Legal” atende alunos e professores das escolas das redes municipal, estadual e privada de Belo Horizonte, empresas e instituições da cidade. Utiliza a arte-educação para promover a socialização e a construção do conhecimento, possibilitando aos estudantes, professores e comunidade desenvolverem a visão crítica que se deve ter desde a infância em relação ao trânsito, à segurança, à qualidade de vida na nossa cidade, à mobilidade urbana sustentável e à utilização racional do transporte particular, além do estímulo ao uso de meios de transporte menos poluentes como o transporte coletivo e a bicicleta.

 

Uma das ações do programa é o Circo Transitando Legal, em que alunos de 8 a 10 anos do ensino fundamental participam de atividades como espetáculos teatrais, palestras, jogos educativos e brincadeiras, através das quais vivenciam os conceitos de mobilidade urbana, segurança e comportamentos solidários no trânsito. A ação é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais das artes, agentes de trânsito e educadores. Após a atividade, a escola solicita aos seus alunos que descrevam através de desenhos o que aprenderam com a visita ao Circo.