Pular para o conteúdo principal

Ampliado, Projeto Patrulha SUS já tem atuação em toda a cidade

criado em - atualizado em
O prefeito Alexandre Kalil anunciou, na tarde desta terça-feira, dia 19 de março, a ampliação do projeto Patrulha SUS, que tem o objetivo de intensificar o patrulhamento preventivo da Guarda Municipal e reduzir os índices de ocorrências registradas nos centros de saúde da capital, aumentando a segurança para servidores e usuários.

 

O projeto, que agora será expandido para toda a capital, contará com um efetivo de 80 guardas municipais. Os agentes irão se revezar em escalas de 12 horas, nos 152 centros de saúde e cinco anexos das Unidades de Atenção Primária de Belo Horizonte, utilizando 40 motocicletas e mantendo o patrulhamento preventivo também durante os finais de semana.

 

Acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Jackson Machado Pinto, de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, e do comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates, o prefeito destacou que a ampliação da Patrulha SUS acontece graças a uma gestão realizada com austeridade, capacidade e inteligência.

 

“Eu disse e repeti várias vezes que não íamos desguarnecer a segurança pública da cidade para colocar agentes treinados e preparados tomando conta de posto de saúde, que é lugar de médicos, enfermeiros e pacientes, mas com o incremento de mais 500 oficiais, por meio do concurso da Guarda Municipal, com o trabalho das secretarias de Saúde e de Segurança, esse patrulhamento agora se torna possível de uma forma inteligente, mais econômica e viável. Estamos mostrando que administrar orçamento, é administrar com inteligência, com servidores orgulhosos e preparados. Hoje, seguramente, tenho comigo que temos a melhor Guarda Municipal do Brasil. Estamos fazendo um trabalho com inteligência e segurança, com orçamento na mão, equipando, colocando mais efetivo nas ruas, para que toda a população seja contemplada”, afirmou o prefeito.

 

O secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, destacou a parceria entre as secretarias e parabenizou os envolvidos pela ação inovadora. “A Guarda Municipal tem uma tarefa nobre de proteger a vida e a saúde tem a missão de preservar a vida. Essa soma de esforços só pode resultar em benefícios para o cidadão. O Patrulha SUS é motivo de orgulho e de muita alegria”, disse o secretário.

 

Ação preventiva e comunitária

Para o secretário Genilson Zeferino, com a Patrulha SUS será possível dar à cidade a resposta que ela precisa, a partir de uma iniciativa construída de forma conjunta. “Estamos oferecendo uma solução nova para um problema antigo. E mostrando, mais uma vez, que é possível fazer muito com pouco, quando se usa a inteligência”, resumiu.

 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, uma das ações imediatas com a ampliação do projeto será a intensificação do patrulhamento das áreas de entorno das unidades de saúde. “Com base na metodologia adotada pelo Patrulha SUS, as viaturas terão itinerário fixo entre as diversas unidades de Saúde de uma mesma região, proporcionando maior interação entre os guardas municipais, a comunidade e os comerciantes, reforçando nosso papel de polícia comunitária e preventiva”, afirmou.

 

A utilização de motocicletas, que terão a rotina operacional voltada exclusivamente para os Centros de Saúde, irá ampliar e melhorar o atendimento das ocorrências. Os veículos foram divididos entre as nove regiões do Município, de acordo com o número de unidades existentes em cada uma delas.

 

Pilotagem Segura

Os agentes que irão atuar no Patrulha SUS participaram de um curso de qualificação em condução de motocicletas, promovido pela Subinspetoria de Qualificação Profissional da Guarda Municipal. Eles foram capacitados em técnicas de pilotagem, características e manutenção preventiva de motocicletas, deslocamentos de emergência e direção defensiva.  O treinamento teve como foco destacar que a rapidez no atendimento não pode deixar de lado a direção segura.