Pular para o conteúdo principal

Quatro crianças de 3 anos acenam para a câmera. Professora está sorrindo.
Foto: Divino Advincula

Prefeitura amplia número de vagas na Educação Infantil

criado em - atualizado em

Belo Horizonte ganhou, neste ano, duas novas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis): a Umei Sagrada Família, no bairro de mesmo nome, e a Umei Pedro Lessa, na comunidade da Pedreira Prado Lopes. Juntas, as duas unidades geraram 276 novas vagas para a Educação Infantil. O saldo de vagas, – criadas neste primeiro semestre na Rede Municipal de Educação e em instituições credenciadas –, vai além desses números. Desde o início do ano, a Prefeitura abriu cerca de 6.400 vagas em unidades próprias e em creches parceiras. 

A abertura de novas vagas na Educação Infantil faz parte de um estudo dinâmico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), sobre a ocupação de vagas em escolas infantis e Umeis. O objetivo da Prefeitura é aproveitar os espaços da Rede Municipal. Dessa forma, todas as salas ociosas foram equipadas para receber os alunos. Além disso, as turmas com número pequeno de estudantes foram remanejadas, dentro dos limites legais, para permitir a liberação de salas e, consequentemente, propiciar a abertura de novas turmas. Com isso, foi possível criar, nos prédios da Rede Municipal, cerca de 5.000 vagas neste primeiro semestre. 

5496563239_f3d3250ea0_z.jpg5497140964_4310d79530_b.jpg


A Prefeitura avaliou também a possibilidade de criação de novas vagas em creches parceiras. Atualmente, são 193 creches conveniadas e, em todas elas, foi verificado o potencial de ampliação de turmas. Também foram credenciadas outras instituições neste primeiro semestre. Com isso, nas instituições parceiras, foram criadas cerca de 1.400 vagas. 

 É importante ressaltar que, a cada nova vaga criada nas Umeis, para crianças de 0 a 3 anos, o convocado para ocupá-la é aquele que está no primeiro lugar na lista de espera.

 

Novas Umeis entrarão em funcionamento


O trabalho de ampliação de vagas na Educação Infantil é constante e o objetivo da Prefeitura é alcançar o total de oito mil vagas criadas até o fim do ano. Para isso, outras estratégias de ampliação estão nos planos. No segundo semestre, serão inaugurados dois novos espaços: a Umei Ribeiro de Abreu, no bairro Ribeiro de Abreu, que está em fase final de construção; e o anexo da Umei Goiânia, no bairro Goiânia, que passa por reformas. Nessas duas novas unidades, será possível a criação de 300 novas vagas. Outro avanço no aproveitamento dos espaços existentes é a retomada do processo de obras da Umei Jardim Montanhês, que estavam paradas desde 2014.