13 Abril 2018 -
Mais facilidade, conforto e agilidade no acesso aos serviços públicos. Com esse objetivo, as gerências de atendimento regionais da Prefeitura de Belo Horizonte estão passando por uma reestruturação, com mudanças na estrutura física, forma de atendimento, ampliação do espaço e dos serviços ofertados. Tudo planejado para oferecer mais comodidade aos cidadãos, disponibilizar o maior número de informações sobre os serviços em um mesmo lugar, além de garantir um atendimento efetivo, pautado pelo respeito e compromisso com a população.
A implantação das mudanças, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Modernização e apoio das Coordenadorias de Atendimento Regionais, irá beneficiar todas as Gerências de Atendimento Regionais. O projeto já foi finalizado nas Coordenadorias de Atendimento Regionais Pampulha e Nordeste.
A inciativa contempla um novo layout para o espaço, com a ampliação dos balcões de atendimento e a implantação de sistema eletrônico para emissão de senhas. O número de serviços que podem ser solicitados por meio da Gerência Regional de Atendimento ao Cidadão também foi ampliado.
Cidadão satisfeito
Na Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste (rua Queluzita, 45, bairro São Paulo), por exemplo, a Gerência Regional de Atendimento ao Cidadão, além dos serviços habitualmente disponibilizados, como poda e supressão de árvores, tapa-buraco, demandas para Vigilância Sanitária e Fiscalização, entre outros, também teve incorporado o atendimento aos servidores municipais nas questões referentes a Recursos Humanos. Os moradores da região contam ainda com o plantão presencial da BHTrans, toda sexta-feira, das 9 às 11h.
“É bom estar em um ambiente agradável e receber um atendimento acolhedor. Estive na Gerência Regional de Atendimento ao Cidadão Nordeste para solicitar um serviço e fiquei muito satisfeita com o tratamento que recebi. Uma equipe nota mil, que recebe o munícipe já com um sorriso no rosto e disposta a fazer todos os encaminhamentos possíveis para resolver o seu problema”, ressaltou Simone Cristina Duarte da Costa, 49, moradora do bairro Ipiranga.
Para a gerente regional de Atendimento ao Cidadão Nordeste, Maristela Luiza Santana Kattah, todas as melhorias que vêm sendo implantadas pela Prefeitura no setor de atendimento são muito positivas e têm apresentado ótimos resultados. “O foco da Gerência de Atendimento ao Cidadão é o morador de Belo Horizonte, que precisa ter acesso a todas as informações e encaminhamentos necessários para resolver a sua demanda. Todas as mudanças que visam agilidade, ampliação e efetivação desse atendimento são muito bem-vindas”, ressalta Maristela.
A equipe de Atendimento Nordeste é composta por dez servidores e tem como meta diária o atendimento aos moradores fundamentado no respeito, escuta e comprometimento. “Muitas vezes o morador chega à Gerência de Atendimento nervoso porque recebeu uma multa da Fiscalização ou Vigilância Sanitária e não sabe o que fazer. Também não é raro ele vir em busca de um serviço que não é de responsabilidade da Prefeitura. Portanto, mesmo diante de situações dessa natureza, a equipe tem que estar integrada, preparada e sempre disposta a fazer o melhor”, acrescenta a gerente.
Diversas demandas requeridas presencialmente nas coordenadorias regionais também podem ser solicitadas pela internet. No menu superior do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, na opção Serviços, o cidadão pode verificar quais são os serviços que podem ser solicitados por meio do Portal da PBH ou pelo aplicativo PBH APP, bem como os requisitos necessários.