Pular para o conteúdo principal

Prefeitura acelera obras de implantação de novas pontes sobre o Córrego Ressaca
Divulgação/PBH

Prefeitura acelera obras de implantação de novas pontes sobre o Córrego Ressaca

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aproveitou o fim do período chuvoso para intensificar as obras de construção de duas pontes sobre o Córrego Ressaca na Avenida Heráclito de Mourão Miranda, na confluência entre os bairros Castelo, Santa Terezinha e Serrano. As novas pontes, com cerca de 19 metros de comprimento, estão sendo construídas lado a lado e permitirão a interligação em linha reta da avenida Altamiro Avelino Soares com a avenida Ayres da Mata Machado, exercendo função estratégica para melhorar a malha viária da região.

 

“A atual situação viária do local dificulta o trânsito de veículos e pedestres entre as avenidas, sendo necessário percorrer um longo trajeto para transitar de uma via para outra. Essa obra vai trazer maior fluidez ao tráfego, menor deslocamento de pedestres e de carros, bem como o tratamento dos taludes do canal. Com o fim do período chuvoso podemos aumentar o ritmo dos trabalhos que são feitos dentro do canal”, explica Henrique Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), autarquia responsável pela supervisão da obra.

 

Além da construção das pontes, os trabalhos incluem demolições e remoções de passeios, revestimento asfáltico e meio fio, sondagem rotativa, execução de contenção com gabião tipo caixa e implantação de drenos, além de outras obras complementares.

 

Atualmente, estão sendo executadas as fundações das pontes, que serão 64 estacas do tipo hélice contínua com 60 centímetros de diâmetro cada, sendo 32 em cada margem do Córrego Ressaca. Estão sendo executadas as estacas do lado esquerdo do Córrego, próximas à avenida Ayres da Mata Machado.

 

No início das obras, em setembro do ano passado, o canteiro de obras foi montado e o local preparado para o recebimento dos materiais, trabalhadores e maquinários que atuam na obra e também foram feitas as demolições necessárias. A previsão de conclusão dos trabalhos é no segundo semestre deste ano, com investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Belo Horizonte.