Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura abriu mais de 550 leitos Covid só em janeiro na Rede SUS-BH
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura abriu mais de 550 leitos Covid só em janeiro na Rede SUS-BH

criado em - atualizado em

Para enfrentar a nova onda de crescimento de casos da Covid-19 na capital, a Prefeitura de Belo Horizonte não poupou esforços também na rede hospitalar. No mês de janeiro, foram abertos na rede SUS-BH 552 leitos, sendo 68 de UTI e 484 de Enfermaria. Só na pediatria, a Secretaria Municipal de Saúde abriu 49 leitos. Ou seja, foram ampliados, em média, 18 leitos por dia. O número de leitos Covid, considerando as redes SUS e suplementar, saltou de 667 em 1º de janeiro para 1.318 até 31 de janeiro – um aumento de quase 98%. 

Nesta terça-feira, dia 1º, foram abertos mais 83 leitos, sendo 9 de UTI adulto e outros 11 pediátricos, além de 40 leitos de Enfermaria Covid adulto e 23 pediátricos. Mesmo com todos os esforços empreendidos pelo município, as taxas de ocupação total seguem no vermelho, com 88,4% em UTI, e 84,8% nas Enfermarias. 

É importante ressaltar que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para exame de Covid-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e Enfermaria dedicados à doença, já que os sintomas são semelhantes. 

É imprescindível que a população continue mantendo todas as recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência, além de manter a etiqueta respiratória e o esquema vacinal em dia.