Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre vagas de qualificações para mulheres no setor de transportes
Arte/PBH

Prefeitura abre vagas de qualificação para mulheres no setor de transportes

criado em - atualizado em

O programa Emprega BH no Transporte está com vagas abertas para cursos e palestras virtuais voltados às mulheres que desejam atuar ou se qualificar no setor. Abordando temas como empregabilidade feminina e a quebra de paradigmas em um segmento dominado por homens, as aulas garantem o aprendizado das alunas por meio de uma didática autoexplicativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link pbh.gov.br/empregabh.

Realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania -, em parceira com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), o programa Emprega BH no Transporte se dedica à inserção no mercado de trabalho de pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualmente as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte. Entretanto, elas ainda são apenas 0,5% do total de caminhoneiros autônomos do país. De acordo com o SEST/SENAT, existe uma demanda crescente por inserção no segmento. Entre 2015 e 2020, os cursos de habilitação profissional para o transporte de passageiros registraram a participação de 2.311 mulheres, crescimento de 60,4% no período. 

“O mercado de trabalho está em reaquecimento e as pessoas estão voltando a circular pelas ruas, o que naturalmente provoca um crescimento da demanda pelos transportes. Acreditamos que há espaço para as mulheres que queiram se inserir no mercado e o primeiro passo está no incentivo à qualificação”, explica Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Sobre o Emprega BH

A parceria entre a Prefeitura e o SEST/SENAT contempla diversos cursos de capacitação e/ou qualificação profissional, todos gratuitos e em formato de aula EAD (ensino a distância) dedicados ao público em vulnerabilidade social. Até o fim de 2022, serão oferecidas 1.360 vagas, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Podem participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no SINE Municipal.


Serviço

Programa Emprega BH - Mulheres no Transporte 
Palestra: Mulher no transporte, Sim! E daí!?
Palestra: Oportunidades para mulheres no segmento de transporte
Curso: Empregabilidade e inserção de mulheres no segmento de transporte
INSCRIÇÕES GRATUITAS (1.200 vagas disponíveis)
Inscrições e informações pelo link: pbh.gov.br/empregabh