Pular para o conteúdo principal

Cersam Venda Nova
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura abre serviço de saúde mental em Venda Nova

criado em - atualizado em

O Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas Venda Nova (Cersam AD) começou a funcionar no último sábado, dia 22. A nova unidade foi remanejada e está localizada à Praça José Belém Barbosa ou Praça 03, 255, no Bairro São João Batista, Venda Nova. O acesso ao serviço é pela rua Ivartt Maria Mota. 

 

O Cersam AD Venda Nova é uma unidade especializada no tratamento e acompanhamento de usuários de álcool e outras drogas em uso abusivo ou prejudicial. O serviço oferece tratamento em busca da estabilização do quadro clínico, reconstrução da vida pessoal, com o suporte necessário aos familiares, resgatando o convívio e a reinserção social dos pacientes. 

 

O serviço conta com psiquiatras, clínicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, redutor de danos e outros trabalhadores da área administrativa e apoio. O funcionamento da unidade é 24 horas, com acolhimento de pacientes das 7h às 19h, por demanda espontânea. Das 19h às 7h, o atendimento é direcionado aos pacientes já inscritos, que são assistidos por meio da hospitalidade noturna. O Cersam AD Venda Nova funciona todos os dias, inclusive nos feriados. 

 

Além da unidade de Venda Nova, Belo Horizonte conta com outros Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas: 

 

- Cersam AD Barreiro: Rua Monte Alto, 211 - Cardoso;
- Cersam AD Nordeste: Rua Joaquim Gouvea, 600 - São Paulo;
- Cersam AD Pampulha/Noroeste: Avenida João XXIII, 1253 - São José/Manacás;
- Cersam AD Centro-Sul (CMT): Alameda Ezequiel Dias, 365 - Santa Efigênia. 

 

Para ter acesso ao serviço, basta procurar as unidades. Não é necessário marcação prévia ou encaminhamento.