Pular para o conteúdo principal

Jardim
Foto: Suziane Brugnara

Prefeitura abre licitação para implantação de jardins de chuvas na Bacia do Nado

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial do Município, a licitação (SMOBI 077/2022 PE) para implantação de 60 jardins de chuvas na Bacia do Nado.

 

Os jardins de chuva são dispositivos para o controle da drenagem, com o armazenamento e infiltração das águas das chuvas, contribuindo inclusive para a remoção de poluentes.

 

O solo é preparado com um acréscimo de camada mais porosa para armazenar a água das chuvas. Quando implantados em grande número, podem reduzir significativamente o volume que escoa para as galerias de drenagem pluvial e os cursos d'água. As espécies vegetais plantadas são especialmente escolhidas para suportar os momentos do ano mais úmidos como também os de estiagem.

 

A Prefeitura já tem implantados três jardins de chuva, que serviram como projetos piloto: um no Parque JK (bairro Sion), outro na rua Prof. Ricardo Pinto, esquina com rua Roberto Lúcio Aroeira, (bairro Itapoã), e o terceiro no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (bairro Planalto).

 

Os jardins de chuva são mais uma inovação trazida pelo Plano Diretor de Belo Horizonte, aprovado em 2019, que tem como um dos objetivos deixar a cidade mais resiliente. Eles contribuem para mitigar os impactos das chuvas em conjunto com as grandes obras de drenagem, como por exemplo a de tratamento de fundo de vale e contenção de cheias da bacia do Córrego do Nado (Sub-bacias Lareira e Marimbondo), entregue neste ano pela Prefeitura.

 

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A supervisão da execução das obras ficará a cargo da Sudecap.

 

O valor teto da licitação é de até R$ 768.001,61  e contará com recursos proveniente dos
Recursos Ordinários do Tesouro – ROT. O prazo de conclusão dos serviços é de até 300 dias corridos a partir da emissão da primeira ordem de serviço.