Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre 250 vagas gratuitas para o curso Gastronomia para todos
Foto: Qu4rto Stúdio/Divulgação

Prefeitura abre 250 vagas gratuitas para o curso Gastronomia para todos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá as inscrições para mais uma turma do curso "Gastronomia para Todos: técnica e conceitos", na próxima segunda-feira (31), às 14h. Serão disponibilizadas 250 vagas gratuitas destinadas a pessoas maiores de 18 anos, profissionais ou interessados no setor, moradores de Belo Horizonte e ou que tenham negócios na cidade. As aulas acontecerão em novembro e dezembro, com aulas on-line em formato interativo.

Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o projeto “Gastronomia para todos” foi criado em 2021, com o objetivo de oferecer desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação.

Os encontros com o chef vão auxiliar aqueles que buscam uma iniciação no mercado, que desejam qualificar as suas práticas e a gestão do seu negócio, e também para quem quer estabelecer uma nova rede de contatos entre profissionais da área. 

“O Gastronomia para todos se tornou um importante ponto de mudança e desenvolvimento profissional para muitas das pessoas que já passaram pelas cinco turmas anteriores. Temos muito orgulho das histórias que ajudamos a transformar e seguiremos firmes no compromisso de fortalecer o mercado empreendedor, com profissionais mais integrados e qualificados”, explica Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Sob coordenação do chef Edson Puiati, um dos maiores especialistas em gastronomia do Brasil, as aulas virtuais vão além das receitas e ingredientes. Os debates abordam também técnicas de produção, armazenamento, processamento e distribuição de alimentos prontos para o consumo, além das melhores práticas de manipulação de alimentos, formação de preços e lições de empreendedorismo.

Os alunos que já passaram pelo curso atuam em segmentos diversos, como padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, além de comidas light e fitness. Parte dos alunos são microempreendedores individuais e têm desenvolvido produtos gastronômicos de destaque e com diferenciais artesanais.

Entre as profissionais que foram beneficiadas pelo curso, está Alessandra Mendonça, mais conhecida como “Alê do Acarajé”. Baiana de nascimento, a empreendedora de 35 anos se mudou para Belo Horizonte em meio à pandemia e buscou na qualificação um caminho de inserção profissional.

“Ter uma certificação chancelada pela Prefeitura e por um chef renomado, faz toda diferença. As pessoas enxergam a gente de uma outra forma e as portas se abrem para novos negócios”, conta ela. Com o auxílio do Gastronomia para todos, Alê e seu marido têm hoje um restaurante de comida baiana, no bairro Teixeira Dias, e prestam serviço de buffet para festas e eventos.

Os profissionais interessados em participar da nova turma podem encontrar o calendário de aulas, ementa do curso e realizar as inscrições on-line.

Curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos”

Com o Chef Edson Puiati

De 3/11 a 12/12/2022

Aulas: 2 vezes por semana - terças e quintas

Turnos: manhã (das 8h às 11h) ou noite (das 19h às 22h)

250 vagas disponíveis