Pular para o conteúdo principal

Prefeito reúne secretários para avaliar ações em chuva forte na capital 
Foto: Adão de Souza/PBH

Prefeito reúne secretários para avaliar ações em chuva forte na capital 

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman se reuniu na manhã desta quinta-feira (8), no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com secretários e vereadores para avaliar as ações tomadas diante da forte chuva que atingiu Belo Horizonte nessa quarta-feira (7). A conclusão é que as obras realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte – tais como nas bacias do Arrudas e Vilarinho e nas encostas da cidade e mesmo aquelas que ainda estão em andamento – foram capazes de minimizar os impactos do grande volume de chuva que, em algumas regiões, superou os 100 mm em cerca de 2 horas. 

De acordo com Fuad Noman, os esforços para evitar os efeitos das chuvas serão mantidos e todas as intervenções já realizadas foram fundamentais para minimizar os riscos. “As obras que estão sendo feitas pela Prefeitura são relevantes e importantes. Algumas delas são complexas e mais caras, mas temos o dinheiro e em um ou dois anos teremos os resultados para mostrar que, de fato, Belo Horizonte está preparada para as chuvas”, disse o prefeito. 

O coronel Waldir Figueiredo, subsecretário de Proteção e Defesa Civil, também destacou os investimentos já feitos pela Prefeitura, que em conjunto ao trabalho de monitoramento, possibilitaram que a cidade respondesse bem ao severo volume de água. "Felizmente nós não tivemos nenhuma vítima e nenhum acidente grave. A cidade conseguiu suportar muito bem”.

O grupo de trabalho, responsável por monitorar a capital, segue em plantão permanente, com a capacidade máxima de atuação. “A nossa batalha é sem fim. Mas Belo Horizonte é uma cidade referência nos trabalhos de defesa civil. A cidade tem sete práticas reconhecidas pela ONU”, afirmou o coronel Waldir.  

Em apenas três horas, Belo Horizonte registrou significativos volumes de chuvas nessa quarta-feira (7). Na regional Oeste choveu 30,2% do que era esperado para todo o mês de dezembro. A regional Pampulha registrou 25,4%, enquanto Venda Nova registrou 24,7% de toda a chuva prevista para dezembro. 

A Defesa Civil municipal atua todos os dias da semana, durante 24 horas, e recebeu 95 solicitações de atendimento, via 199, entre as 17h de quarta-feira e as 12h desta quinta-feira (8). Grande parte dos chamados foi relacionada a vistorias em imóveis particulares nas regionais Noroeste, Norte e Oeste. 

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que já iniciou vistorias das áreas que foram afetadas por alagamentos, ações de limpeza em conjunto com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) das bocas de lobo e dispositivos de drenagem artificial (sarjetas), recolhimento de galhos e desobstrução de redes de drenagem. A expectativa é que todo o trabalho de limpeza da cidade esteja concluído ainda nesta quinta-feira (8). 

Monitoramento hidrológico

Além de um conjunto de obras para prevenção de enchentes, a PBH desenvolve ações permanentes para proteção da população contra os riscos naturais durante todo o ano. O esforço envolve todos os órgãos da administração municipal, cada um com sua vocação, o que vai desde a manutenção de bacias de detenção, limpeza de bocas de lobo e vias, galerias, fundos de vale dos córregos e contenção de encostas além do trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores das áreas de inundação da cidade. 

Há ainda um Sistema de Monitoramento Hidrológico capaz de subsidiar as ações de alerta e enfrentamento do risco de inundações, bem como acionar planos de bloqueio de vias durante as chuvas de maior intensidade.

Os serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, com a remoção de lixo descartado irregularmente e de resíduos que escoam para a rede de microdrenagem, são de natureza contínua e realizados rotineiramente nas nove regionais da capital. O trabalho é essencial para manter a capacidade da drenagem da cidade e mitigar os impactos das chuvas.

A Subsecretaria de Zeladoria Urbana realiza diariamente serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo, com a remoção de lixo descartado irregularmente e de resíduos que escoam para a rede de microdrenagem. São aproximadamente 65 mil bocas de lobo espalhadas pelas nove regionais. 

Em 2022, até o mês de outubro, foram realizadas 98.726 limpezas de bocas de lobo, remoção de 1.807 toneladas de resíduos, desobstruídos cerca de 44,8 km de rede e 1.476 grelhas trocadas. É estimado um investimento de R$ 4,2 milhões nesses serviços.

A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (SUZURB) esclarece que nos pontos mapeados como críticos, a limpeza é feita a cada 15 dias, em média, e imediatamente nos pontos de alagamento, após as ocorrências de chuva. 

Alertas 

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.   

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.