Pular para o conteúdo principal

Prefeito inaugura Parque Multidisciplinar para atender alunos da rede municipal
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeito inaugura Parque Multidisciplinar para atender alunos da rede municipal

criado em - atualizado em

O Prefeito Fuad Noman e a secretária municipal de Educação, Roberta Rodrigues, inauguraram, nesta terça-feira (28), o Parque Multidisciplinar do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) da Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura de Belo Horizonte é a primeira capital do país a investir neste tipo de equipamento com a construção de 27 salas multidisciplinares, ao custo de R$ 5,7 milhões. 

O primeiro parque foi entregue em março deste ano e a previsão é de que todos os equipamentos estejam em funcionamento até abril de 2024. Os espaços são pensados para atender aos estudantes nas inúmeras possibilidades de acesso tecnológico, contribuindo com uma multiplicidade de experimentações e avanços no desenvolvimento e aprendizagem.

 

Os estudantes que apresentam algum tipo de deficiência ou transtorno do desenvolvimento poderão se beneficiar das atividades e jogos proporcionados nestes espaços com foco nas habilidades cognitivas e motoras.

 

As salas multidisciplinares são pioneiras no país no quesito inclusão na educação e tem como objetivo instrumentalizar, integrar e possibilitar diversas experimentações sensoriais, motoras e cognitivas aos estudantes da rede municipal.

De acordo com o prefeito Fuad Noman o espaço trará uma oportunidade a mais de desenvolvimento para os alunos da rede municipal de BH. “O projeto é belíssimo, grandioso, é um orgulho para a educação do Belo Horizonte inaugurar um conjunto de salas com esse trabalho, com  exercícios para que as crianças possam soltar a criatividade”, afirmou. 

Cada uma das 26 escolas que têm o Parque Multidisciplinar conta com um sistema integrado de  recursos tecnológicos que cria um ambiente interativo, contendo simuladores de chuva e vento, acionamento de jatos de spray de água e ar, difusores de essências olfativas, piscina de bolinhas de led, feixes de fibras ópticas, bolhas de sabão, colunas de bolhas iluminadas, além de softwares de produção de filmes com um painel sensorial tátil.

 

Todo o atendimento clínico é proposto através de treinos, atividades e jogos que promovem o desenvolvimento sensorial, de habilidades cognitivas e motoras. O parque foi projetado para transformar um espaço de terapia comum em um ambiente interativo, que reage de acordo com uma programação e necessidade do terapeuta, oferecendo recursos tecnológicos simultâneos e contextualizados.

 

Trata-se de uma ferramenta de apoio que oferece a possibilidade de aumentar, diminuir, trocar e monitorar a quantidade de estímulos oferecidos durante as sessões em tempo real.

 

Os Parques Multidisciplinares beneficiarão todos os estudantes matriculados nas 26 escolas abaixo elencadas. Os atendimentos no Clic SMED serão feitos sob agendamento para toda a comunidade escolar da rede municipal.

 

Escolas com Parque Multidisciplinar

 

Barreiro: EM Aires da Matta Machado / EM Professor Hilton Rocha / EM Pedro Aleixo

Centro-Sul: EM Santo Antônio / EM Marconi / Clic SMED

Leste: EM Fernando Dias Costa / EM Padre Francisco Carvalho Moreira / EM Professor Lourenço de Oliveira

Nordeste: EM Agenor Alves de Carvalho / EM Governador Carlos Lacerda / EM Henriqueta Lisboa / EM Professora Eleonora Pieruccetti

Noroeste: EM Belo Horizonte / EM Prof. João Camilo de Oliveira Torres

Norte: EM Francisco Campos / EM José Maria dos Mares Guia / EM Secretário Humberto Almeida

Oeste: EM Prefeito Aminthas de Barros / EM EE Frei Leopoldo / EM Mestre Ataide

Pampulha: EM Marlene Pereira Rancante / EM Professora Alice Nacif / EM Santa Terezinha

Venda Nova: EM Doutor José Xavier Nogueira / EM Geraldo Teixeira da Costa / EM Moisés Kalil