Pular para o conteúdo principal

Prefeito Fuad Noman recebe embaixadores de países da América Central e do Sul
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeito Fuad Noman recebe embaixadores de países da América Central e do Sul

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman recebeu na manhã desta quarta-feira (26) a comitiva do Grupo de Países da América Latina e Caribe (GRULAC), em um encontro para promover a aproximação cultural e turística, a valorização das conexões latino-americanas e regionais, além das oportunidades de intercâmbio de conhecimento, negócios e tecnologias entre a capital mineira e as várias cidades destes países.

 

O presidente do GRULAC e Embaixador da Costa Rica, Norman Lizano Ortiz, comandou a comitiva acompanhado de outros seis embaixadores das Américas Central e do Sul: Luis Oswaldo López, de El Salvador; Carlos Alberto Velstegui, do Equador; Miguel Lecaro Bárcenas, do Panamá; Patricia Selma Villegas, da República Dominicana; Angeladebie Ramkisoen, do Suriname; e Gerard Greene, de Trinidad e Tobago.

 

Também participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Campos Motta, a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, e o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro.

 

O Grupo de Países da América Latina e Caribe (GRULAC) é um dos cinco Grupos Regionais das Nações Unidas composto por 33 Estados Membros da América Central e do Sul, bem como algumas ilhas nas Índias Ocidentais. Seus membros compõem 17% de todos os membros da ONU e trabalham sempre a partir do diálogo e da concertação entre todos os países da América Latina e do Caribe para criar consensos sobre diversos temas na Região.

 

“Queremos que as pessoas de Belo Horizonte conheçam as lindas cidades da América Central e do Sul para que elas se interessem em visitá-las e, da mesma forma, queremos apresentar Belo Horizonte às pessoas desses países para podermos recebê-las aqui. Belo Horizonte é uma cidade aberta e estamos dedicados a promover o máximo de oportunidades internacionais que possam surgir”, destacou o prefeito.

 

Os embaixadores estão em Belo Horizonte para uma agenda diplomática de três dias, em que vão visitar lideranças dos setores público e privado, voltados prioritariamente para o debate de pautas ambientais e de transição energética.

 

Para o presidente do GRULAC, Norman Lizano Ortiz, os diálogos são fundamentais para que as cidades e os países se desenvolvam juntos. “Nosso grupo se fortalece e se une para gerar intercâmbios entre todos os membros. Fica aqui o nosso compromisso em seguir conversando e viabilizando oportunidades para trabalhar com Belo Horizonte em todos os temas que são importantes para essa relação”.