Pular para o conteúdo principal

Prefeito Fuad Noman determina segurança fixa nos 152 centros de saúde de BH
Foto: Divulgação/PBH

Prefeito Fuad Noman determina segurança fixa nos 152 centros de saúde de BH

criado em - atualizado em

Agentes da Guarda Civil Municipal farão a segurança dos 152 Centros de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte a partir da próxima segunda-feira (13) por determinação do prefeito Fuad Noman. A medida será adotada durante o horário de funcionamento dos postos e visa garantir mais segurança para profissionais de saúde e usuários, diante de recentes episódios de violência. 

“É uma resposta imediata para uma situação tão desagradável e que coloca em risco nossos profissionais de saúde. Espero que eles possam trabalhar com tranquilidade, tendo guardas municipais para protegê-los”, afirmou o prefeito Fuad Noman, que se reuniu, nesta terça-feira (7), com os secretários de Saúde, Danilo Borges, e de Segurança, Genilson Zeferino, e o comandante da GM, Júlio Cesar. 

O secretário de Saúde, Danilo Borges, ressaltou que a determinação do prefeito atende também a uma solicitação dos profissionais da área médica. Ao longo de 2022 foram registradas 30 ocorrências (incluindo brigas, agressões e vias de fato) em unidades de saúde da capital, enquanto neste ano já são 27 casos. “A gente recebe essa notícia com grande alívio, que mostra a sensibilidade do prefeito em incrementar as ações que já eram adotadas”, disse.

A presença dos guardas nos centros de saúde vai se somar a medidas já adotadas no Plano de Segurança para Unidades de Saúde, lançado este ano pela Prefeitura, a partir de uma série de levantamentos e avaliações realizadas pela Guarda Municipal, estabelecendo as formas de atuação da corporação nas UPAs, centros de saúde e demais equipamentos da rede. 

O Plano também prevê presença fixa de guardas municipais nas nove UPAs, por se tratarem de unidades que mantêm atendimento 24 horas por dia, recebendo casos de maior complexidade. A criação de um grupo de WhatsApp para agilizar o contato dos servidores com a Guarda Municipal, sempre que necessário, também está entre as medidas adotadas. 

Outra medida do Plano, e que será mantida, é o Patrulha SUS, que consiste em um patrulhamento preventivo especializado em motos, voltado exclusivamente para as unidades de Saúde. Com uma frota de 40 motocicletas, que circulam sempre com dois agentes a bordo, cada uma, a Patrulha SUS realiza rondas de forma regionalizada.