Pular para o conteúdo principal

Prefeito Fuad Noman abre fim de semana de vacinação em Belo Horizonte
Foto: Amira Hissa

Prefeito Fuad Noman abre fim de semana de vacinação em Belo Horizonte

criado em - atualizado em


A Prefeitura promove, neste final de semana, ações em diferentes pontos da cidade para a imunização da população. A abertura da mobilização, com o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo, foi no Parque Municipal, no Centro da capital. Participaram do evento o prefeito Fuad Noman e a secretária municipal de Saúde Cláudia Navarro.  

Durante a abertura, o prefeito destacou a importância de manter a imunização em dia. “Eu acho que a vacinação é fundamental. Os pais, principalmente, precisam levar as crianças. O sarampo é uma vacina que historicamente nós tomamos. É um apelo que eu faço aqui, à toda a imprensa e à todas as pessoas. Vamos trazer as crianças para vacinar”.  

Atualmente, a cobertura vacinal do sarampo está em 10,1% e a gripe está em 29,3%. As campanhas acontecem até o dia 3 de junho. É importante reforçar que a aplicação dos dois imunizantes de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar nenhum intervalo. 

Neste sábado, a aplicação de vacinas contra o sarampo é para o público infantil de 6 meses a 5 anos incompletos e os trabalhadores da Saúde. A imunização está sendo realizada nos centros de saúde e também no Parque Municipal. Em relação à gripe, devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pessoas de 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. Além do parque, para receber a dose, os públicos já convocados devem comparecer a um dos centros de saúde, postos extras ou pontos de drive-thru. 

Para facilitar o acesso, os idosos também podem se imunizar nas drogarias parceiras. Todos os endereços, por tipo de imunizante, e horários de funcionamento de cada um dos locais podem ser verificados no portal da Prefeitura.  

Ainda devem se vacinar neste sábado as pessoas que não tomaram nenhuma dose contra a Covid-19 ou estão com o esquema incompleto. As aplicações para os públicos elegíveis são de primeira e segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Os critérios e documentos necessários para a imunização de cada público podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

Domingo  

No dia 1º de maio, domingo, a vacinação será exclusivamente contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em relação à segunda dose, que atualmente está em 36,3%, a Prefeitura realizará uma ação especial. “Nós temos trabalhado muito com os pais para mostrar a importância da vacinação. Amanhã, por exemplo, teremos quatro pontos que vão unir a vacinação com o lazer e questões lúdicas”, disse a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro.  

Os pontos estarão distribuídos nas regionais Centro-Sul, Noroeste, Oeste e Pampulha, nos espaços do BH é da Gente, programa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A imunização será das 9h às 13h. 

No momento da vacinação, o público infantil deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. 

Confira os endereços para a vacinação infantil: 

 BH é da Gente – Savassi (Centro-Sul) nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.

- BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha) na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e rua das Canárias, no bairro Santa Amélia.

- BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste) na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.

- BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste) no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.