Pular para o conteúdo principal

Pré-Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente elegem representantes

02/10/2018 | 17:26 | atualizado em 16/06/2020 | 11:15

O mês de setembro foi marcado pela realização das Pré-Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tiveram o objetivo de elaborar propostas e de eleger os representantes das nove regionais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a Conferência Municipal, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro. As pré-conferências foram precedidas pelas Conferências Livres, que aconteceram entre fevereiro e maio deste ano.
 

Na regional Centro-Sul, a reunião foi realizada no Centro de Referência da Juventude (CRJ), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA-BH) e da Subsecretaria de Direito e Cidadania da PBH.
 

A estudante Samanta Raissa, 13 anos, que apresentou a pré-conferência da Centro Sul, destacou a relevância desse debate especialmente para a parcela da população que sofre discriminação. “Um evento como esse é muito importante para a conscientização de pessoas que, por muitas vezes, sofreram racismo. Senti que eu poderia passar uma mensagem para as pessoas que participaram da pré-conferência, mostrando que a realidade dos negros é difícil e que sofremos racismo diariamente”, relatou.
 

A pré-conferência da Regional Centro-Sul também contou com apresentações culturais e, de acordo com a coordenadora da Companhia de Arte Mobilização (Teatro Mobs), Janaina Starling, elas exercem um papel fundamental na mobilização dos participantes. “As apresentações ajudam a mobilizar, levam informações e levantam questionamentos e debates. Temos o interesse de formar a conscientização política das pessoas e o teatro, por ser algo lúdico, consegue passar a mensagem de forma mais transparente e interativa”, considerou.

 

9ª Conferência Municipal

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte será realizada nos dias 29 e 30 de novembro. Conforme o cronograma do CMDCA-BH, a próxima etapa será a entrega ao conselho das sínteses das Pré-Conferências Regionais e da relação dos delegados que participarão da Conferência Municipal.