Pular para o conteúdo principal

Prazo para o cadastramento de blocos é prorrogado até a próxima sexta-feira (08)
Bruno Figueired

Prazo para o cadastramento de blocos é prorrogado até a próxima sexta-feira (8)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o prazo de cadastramento para os Blocos de Rua interessados em desfilar durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2025. A data de encerramento do cadastro, que seria nesta terça-feira (5), foi estendida até a próxima sexta-feira (8). Agora, os representantes das agremiações têm até às 23h59 da data para realizar a inscrição. O credenciamento é gratuito e está disponível no site eventos.pbh.gov.br. Durante o processo de inscrição, deverão ser informados os principais dados sobre os desfiles, como a data, o horário, o trajeto e o tipo de equipamento de som que será utilizado.

As informações obtidas no cadastramento auxiliam a Prefeitura de Belo Horizonte no planejamento da folia momesca junto aos órgãos públicos, prevendo demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Ele é também requisito obrigatório para a inscrição no Edital de Auxílio Financeiro, que será publicado em breve. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.

Os blocos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte poderão cadastrar até dois desfiles por bloco de rua. Os estreantes poderão submeter somente um. Os interessados precisam estar atentos aos requisitos exigidos. Entre eles estão o limite de seis horas para cada desfile (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e o trajeto dos cortejos (que não pode passar por áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas e viadutos). A fim de garantir maior segurança para os foliões, dentro da escala de operação urbana possível, o horário máximo permitido para dispersão em toda a cidade será às 22h, com algumas observações em áreas específicas. Mais informações podem ser conferidas no Guia de Blocos de Rua.