Pular para o conteúdo principal

Garota joga vôlei, rapaz joga basquete e outro rapaz joga futebol vendado em arte onde se lê JEBH, sigla dos Jogos Escolares de Belo Horizonte.
Arte: PBH

Prazo para inscrições nos Jogos Escolares de BH termina na sexta-feira, dia 6/4

criado em - atualizado em
O prazo para inscrições nos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) se encerra nesta sexta-feira, dia 6 de abril. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino das redes municipal, estadual e particular, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos, podem inscrever os alunos por este link. A competição é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação.

Pelo regulamento, publicado no site da PBH, os representantes das instituições devem inscrever os alunos e o responsável técnico pela delegação em cada uma das 25 modalidades esportivas disponíveis. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, a competição tem o objetivo de valorizar a prática esportiva e a construção da cidadania na comunidade escolar.


Etapas

De abril a junho, o cronograma de ações do JEBH inclui inscrições, congresso técnico e realização dos jogos nas modalidades atletismo, atletismo PCD (Pessoas com Deficiência), badminton, basquetebol, bocha PCD, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

A competição será dividida em dois módulos. No Módulo I, participam alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2005 e 2006), e, no Módulo II, alunos de 15 a 17 anos (nascidos nos anos de 2001, 2002 e 2003). No site da PBH também é possível encontrar outras informações, além do regulamento geral de cada modalidade esportiva. Os Jogos Escolares de Belo Horizonte também são uma seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Após a seletiva estadual, as escolas estão aptas a representar Belo Horizonte nos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Ministério do Esporte.

No ano passado, o JEBH teve a participação de 1.600 alunos de 78 escolas das redes municipal, estadual e particulares, além de instituições das áreas socioeducativas e do paradesporto.