Pular para o conteúdo principal

Bloco de rua com mais de quinhentas pessoas em avenida, ao lado do Mineirão, tendo ao fundo o Mineirinho e a Lagoa da Pampulha, durante o dia.
Foto: Alexandre Guzansche

Prazo de cadastro dos Blocos de Rua para o Carnaval 2020 vai até o dia 21/10

criado em - atualizado em

O prazo de inscrição dos Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2020 está acabando. Os representantes dos grupos têm até a próxima segunda-feira, 21 de outubro, para fornecerem as informações dos seus desfiles pelo formulário online desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e Prodabel. O procedimento garante o planejamento demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. Para o cadastramento, os interessados devem acessar a página de inscrição. A inscrição está aberta para Blocos de Rua que desfilam durante o período oficial do Carnaval que em 2020 será de 8 de fevereiro a 1º de março.

 

O cadastro é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. “É com esse cadastramento que todos os órgãos envolvidos planejam suas ações para o melhor funcionamento da cidade durante o evento. Essas informações são fundamentais para que possamos garantir um Carnaval mais organizado, seguro, limpo, com mobilidade e conforto para toda a cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Este ano, há novidades no cadastro. Agora, é possível realizar a inscrição com CPF ou CNPJ e o comprovante com mapa do trajeto é enviado por email após a finalização. As informações também estão mais claras dentro do sistema, incluindo a orientação para a medida correta da altura do trio elétrico. Outro destaque são as mensagens que esclarecem dúvidas em relação às vias bloqueadas (áreas com risco de alagamento, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos, rota dos Foliônibus, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros).  

 

A ferramenta permite o cadastro de até dois desfiles por bloco de rua, inserindo informações como data, horário, local de concentração, percurso e dispersão - tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, um tutorial está disponível.

 

E, para aqueles que ainda tiverem dificuldades no cadastramento ou precisarem de mais informações é possível entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur no telefone: 3277-9702.

 

A Belotur criou, também, um guia com dicas para organizadores de blocos para auxiliá-los a colocarem o bloco na rua. O guia contém informações sobre as etapas de cadastramento e validação dos desfiles, edital de auxílio financeiro, entre outras. 

 

O cadastro não é obrigatório, mas os blocos que optarem por não fazê-lo não contarão com a infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, tais como: banheiros químicos, planejamento para fechamento de vias e limpeza.