Pular para o conteúdo principal

Práticas de ciências de professor da PBH estão entre as 10 melhores do país
Foto: Divulgação

Práticas de ciências de professor da PBH estão entre as 10 melhores do país

criado em - atualizado em

Os projetos para tornar o ensino de ciências mais atraente aos alunos fizeram com que um professor da Rede Municipal de Belo Horizonte tivesse as práticas reconhecidas dentre as 10 melhores do país, segundo o Limitless Space Institute, nos Estados Unidos. Fábio Fialho Meneguesso, coordenador do laboratório de ciências do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolveu uma série de atividades usando as áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), possibilitando que os estudantes aproveitem os conceitos das disciplinas para resolver situações que misturam ciência com tecnologia. 

O reconhecimento garantiu ao professor Fábio a participação no Programa Limitless Global Educator, capacitação com duração de 12 meses, que inclui um treinamento presencial em Houston, nos EUA, programado para meados deste ano. A iniciativa da instituição LSI é apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras instituições. 

Além dos projetos dos professores brasileiros, a organização sem fins lucrativos que atua em educação e pesquisa voltada ao avanço e exploração humana para além do nosso sistema solar, também selecionou mais 10 práticas de educadores da Nigéria. Ao todo, o programa inclui 20 iniciativas em 2024, sendo 10 de cada um dos dois países. Todas as despesas do professor na viagem serão custeadas pelo programa. 

Durante a formação, os selecionados, além de visita a Houston, palestras e workshops, terão que desenvolver um trabalho de conclusão com os conhecimentos adquiridos. 

Práticas 

Para participar da seleção, o professor inscreveu as práticas desenvolvidas com os alunos de diversas escolas que utilizam os laboratórios do Clic para incrementar o conteúdo aprendido em sala de aula. As experiências permitem aos estudantes mesclar os conceitos das disciplinas. “Trabalhamos com narrativas para fazer com que o conteúdo faça sentido. Os estudantes têm protagonismo para investigar e propor as respostas para testar uma hipótese a fim de solucionar o problema proposto. Os professores ficam como mediadores”, afirma Fábio. 

Em um dos trabalhos o professor Fábio Fialho Meneghesso desenvolveu a websérie "Clube Lubi Nuci". Cada episódio contém uma prática onde Mari, Nina, Caco e Chico, personagens centrais do Clube Lubi Nuci, fazem experimentações no laboratório de ciências, com mediação do professor. Todos os episódios da série têm acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A produção ficou em cartaz no Palácio das Artes e no Sesc Palladium. 

O funcionamento do sistema nervoso também recebeu destaque. Para verificar como trabalham os impulsos, os alunos utilizam uma placa que simula como o cérebro repassa as ordens e o caminho que ela percorre no corpo até onde deve ser executada. 

Em outra, os estudantes criaram uma catapulta, utilizando a robótica, para arremessar um objeto. Para isso, tiveram que calcular a distância e a força que seria aplicada para alcançar a meta. Em outra prática, os alunos também criaram foguetes e o circuito necessário para o lançamento. 

Investimento em laboratórios 

Com o Clic, a Prefeitura de Belo Horizonte tem fortalecido a política das aulas experimentais nos laboratórios. Em 2022, a Secretaria Municipal de Educação investiu mais de R$ 7 milhões para a compra de Kits de Ciências para as escolas da Rede Municipal da capital. Atualmente são 103 laboratórios - um por escola - e uma previsão de mais 43 unidades para serem finalizadas até o final de 2024. 

Clic 

O Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) é um espaço de aprendizagem criativa aberto aos alunos, professores, servidores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Com uma proposta metodológica ousada e um ambiente estimulante, o Clic está integrado ao processo pedagógico, priorizando a inovação e a criatividade. 

O centro oferece uma variedade de atividades extracurriculares em espaços especialmente preparados, com recursos visuais, sensoriais e lúdicos, com o objetivo de promover o aprendizado. O clic é sediado nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio. 

Em todos os ambientes do Clic, as ações pedagógicas e a infraestrutura são interativas para criar espaços agradáveis, estimulantes e propícios às atividades pedagógicas. Cada sala é identificada com cores vibrantes, de acordo com a área de conhecimento e funcionalidade. Os corredores são projetados para manter os espaços da cidade, reforçando o caráter educativo de Belo Horizonte e explorando as oportunidades de aprendizado na cidade, da cidade e sobre a cidade.