Pular para o conteúdo principal

Praça abandonada se transforma em área verde em Venda Nova

criado em - atualizado em

O bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, recebeu, na primeira semana de maio, um novo Ponto Limpo. A revitalização ocorreu na praça localizada na rua Maria de Lourdes da Cruz e contou com a ação integrada entre a Gerência Regional de Limpeza Urbana Venda Nova (Gerlu-VN), a Gerência de Jardins e Áreas Verdes, o Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU e os moradores do bairro. Mais de 100 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa.

 

Um local antes degradado, com grande volume de lixo, além de animais mortos, móveis velhos, restos de materiais de construção e outros bagulhos, agora servirá de área de lazer para a comunidade. Espécies ornamentais foram plantadas e cerca de 150 pneus retirados das vias públicas da região, pintados e fixados com cimento ao redor da praça. Mais uma vez, a população de Venda Nova se dispôs a ajudar, irrigando as plantas e denunciando possíveis atos de vandalismo.

 

Clarício Tolentino de Aguiar, gerente da Gerlu-VN, lamenta que, antes da conclusão das obras, iniciadas no dia 26 do último mês, pneus usados na delimitação do espaço tenham sido furtados. “Por outro lado, nos comove ver os cidadãos levando mudas de plantas de suas próprias casas para harmonizar o lugar”, comemora.

 

A técnica de Mobilização Social da SLU Rejane Silva explica que a praça não permanecia limpa mesmo com ações frequentes de limpeza da SLU. “A solução foi criar um ponto verde em que a comunidade pudesse se apropriar do espaço, fazendo uso efetivo da área para seu próprio bem-estar”, esclarece. Rejane cita Vítor Martins da Silva como sendo um dos moradores que adotaram o espaço e se comprometeram a contribuir para a preservação do Ponto Limpo. “É gratificante perceber o entusiasmo do senhor Vítor e de toda a equipe, valorizando o que, de fato, sempre foi deles.”