Pular para o conteúdo principal

Posto de Comando do COP-BH terá versão presencial para encerramento do Arraial

Posto de Comando do COP-BH terá versão presencial para encerramento do Arraial

criado em - atualizado em

Um Posto de Comando presencial no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) vai monitorar o Arraial de Belo Horizonte que neste fim de semana terá shows do sertanejo Gustavo Mioto, que se apresenta no sábado (5), e da banda Barões da Pisadinha, no domingo (6), além de atrações musicais regionais. O objetivo é monitorar e fazer a gestão conjunta do evento e dos impactos na rotina da cidade. O Posto de Comando presencial será ativado às 16h de sábado e encerrará as atividades à meia-noite, ocorrendo o mesmo no domingo (6).

Acompanhando em tempo real todas as ações planejadas, o Posto de Comando identificará eventuais problemas para a tomada de decisão rápida e integrada. A estrutura do COP-BH foi reforçada desde o início das festividades para garantir que a população possa curtir o Arraial com segurança e tranquilidade. Nos finais de semana anteriores o Posto de Comando funcionou de forma virtual, assegurando que o evento ocorresse também sem gerar impactos no funcionamento da cidade. Com mais de 10 instituições em plantão, nenhuma ocorrência significativa foi registrada no período. 

Haverá a participação de representantes da Belotur, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), da BHTrans, da Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria Municipal de Saúde, do SAMU, da Coordenadoria de Atendimento Regional (CARE) Centro-Sul, além da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Haverá ainda outras instituições envolvidas, com atuação remota com as equipes prontas para serem acionadas, se necessário. 

As diversas câmeras disponíveis no COP-BH serão utilizadas pelo Posto de Comando, que   contará também com outros recursos, como a carreta da SEJUSP (que possui câmeras de longo alcance e recursos tecnológicos de áudio, vídeo, informática e radiocomunicação) e o sistema de radiocomunicação digital da Prefeitura, que facilitará a comunicação com os agentes em campo.