Pular para o conteúdo principal

Jogadores celebram o título no gramado
Foto: Rúbia Berto/PBH

Portuguesa supera Novo Aarão Reis e conquista a Copa dos Campeões

01/10/2018 | 10:40 | atualizado em 01/10/2018 | 10:40

A Portuguesa conquistou a Copa dos Campeões de Futebol Amador de Belo Horizonte ao vencer a decisão contra o Novo Aarão Reis por 3 a 1, nesse sábado (29), no Estádio Mário Ferreira Guimarães, o Baleião, na Vila Fazendinha, Serra. A competição é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

 

A Portuguesa abriu uma vantagem de 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Remi Luiz, aos 25 minutos, e Willian, aos 36. Rodrigo ampliou para 3 a 0 aos 35 da etapa final. Já nos acréscimos, aos 47, Rodrigo, contra,  diminuiu para o Novo Aarão Reis.

 

A vitória premiou a melhor campanha da Portuguesa, que fechou a competição de forma invicta, com seis vitórias em seis confrontos: 4 x 3 Universo, 2 x 0 Novo Aarão Reis, 3 x 0 MHM, 3 x 0 Radiante, 4 x 1 Betânia e 3 x 1 Aarão Reis.

 

O pódio da Copa dos Campeões foi completado pelo ICA, o terceiro colocado. A artilharia do torneio ficou com Renato, do Roma, com seis gols. O goleiro Jonair, da Portuguesa, foi o menos vazado do torneio, com seis gols sofridos em seis jogos.

 

“Parabenizo a Portuguesa pelo título, o Aarão Reis, o ICA e todas as equipes que participaram da Copa dos Campeões. Nosso objetivo é fomentar o futebol amador em Belo Horizonte e contribuir para a melhoria da infraestrutura dessas associações esportivas que cumprem um relevante papel social para as comunidades”, afirmou o secretário da Smel, Elberto Furtado, que acompanhou a final no Baleião e entregou as medalhas e os troféus aos participantes.

 

A Copa dos Campeões 2018 teve início no dia 24 de maio, com 24 clubes de Belo Horizonte na disputa. Doze deles já foram campeões da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, também organizada pela PBH. Outros 12 foram campeões ou vice de competições amadoras em BH no ano de 2017.

 

A competição teve uma fase inicial de grupos e etapas eliminatórias subsequentes - oitavas de final, quartas de final, semifinal e a grande decisão.

 

Projeto


No início da Copa dos Campeões, a PBH distribuiu a cada um dos 24 clubes participantes um kit esportivo com seis bolas e 25 uniformes. Neste ano, a competição contou com o patrocínio do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor.

 

O patrocínio fez parte do convênio assinado pelo Ministério do Esporte com a PBH, decorrente da aprovação, pelo Governo Federal, do projeto “Promoção e Fomento do Futebol de Várzea em Belo Horizonte”, elaborado pela Smel.