Pular para o conteúdo principal

População deve ficar atenta à coleta de resíduos durante feriados
Foto: Marcelo Senna

População deve ficar atenta à coleta de resíduos durante feriados

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) alerta para a necessidade de o cidadão manter os resíduos domiciliares ou do comércio bem acondicionados, em local seguro, durante feriados em que o recolhimento é temporariamente interrompido, como é o caso deste 1º de maio, Dia do Trabalhador.

 

A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana, Erika Santos Resende, explica que isso ocorre poucas vezes no ano, mas traz repercussões para a cidade. “Essa parceria com a população é fundamental para o resultado que buscamos, que é o de manter os espaços públicos limpos e seguros, afinal o lixo que produzimos diariamente é de nossa responsabilidade até que seja coletado pelo poder público”, orienta.

 

Nesta segunda-feira, por exemplo, uma região que possui coleta alternada noturna, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, receberá o recolhimento de lixo na sexta-feira, dia 28 de abril, e, depois, somente na noite da próxima quarta-feira, dia 3. Com isso, se o cidadão deixar os sacos de lixo na calçada no Dia do Trabalhador, esses resíduos ficarão expostos, pelo menos, durante dois dias seguidos, correndo o risco de a embalagem se romper e a sujeira se espalhar pelas vias. Nesse caso, é indispensável que o lixo seja apresentado para o recolhimento apenas na quarta-feira, pós-feriado, no horário correto, devendo permanecer até então guardado, por quem o gerou, ao longo de quatro dias. Mesmo em regiões onde a coleta é diária, como no hipercentro, é necessário não disponibilizar o lixo nos dias de eventual suspensão do serviço.

 

A SLU lembra que restaurantes ou outros estabelecimentos comerciais que encerram suas atividades muito antes do horário de coleta devem se programar para não colocar os sacos de lixo no passeio muito cedo, mesmo em dias normais de recolhimento. Isso porque obstáculos na calçada podem oferecer riscos a todo tipo de pedestre, principalmente a idosos e deficientes físicos ou visuais. Além disso, lixo fora do dia e do horário pode gerar autuação e multa para os responsáveis pelo descuido.

 

Erika Resende salienta que os garis merecem descanso e que, para essa folga acontecer sem contratempos para o serviço de limpeza, a população que tanto admira e respeita esses profissionais precisa fazer sua parte. “Fiquem atentos aos noticiários, ao portal e às redes sociais da Prefeitura e, assim, será fácil se informar sobre quando a coleta de resíduos irá sofrer essa pausa momentânea.” Acesse pbh.gov.br/coletadomiciliar.