23 Abril 2026 -
Começa nesta sexta-feira (24), a 11ª edição do Desafio Mundial da Natureza Urbana, uma competição global amigável, com quatro dias de duração, em que os participantes de cidades de todo o mundo utilizam a plataforma (site e app) iNaturalist para fotografar plantas, animais, fungos e mapear a vida silvestre urbana. A iniciativa ajuda no desenvolvimento de pesquisas e ações de preservação da natureza. O Desafio é uma oportunidade para que pessoas que possuem conta e cadastro na plataforma do iNaturalist se tornem um cientista-cidadão.
Durante a competição, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e parceiros oferecem uma variada programação gratuita em parques municipais e estaduais, na Zoobotânica, em museus e campus de universidades. Equipes de voluntários estarão nesses espaços para auxiliar nos registros, assim como também promovendo outras atividades educativas, como as trilhas ecológicas que convidam o público para uma imersão na natureza, conhecendo um pouco mais sobre as espécies, características e importância para o ecossistema. O resultado dessa disputa amigável de ciência cidadã entre cidades de todo o mundo será divulgado no dia 13 de maio.
iNaturalist
Com a ferramenta iNaturalist, que é gratuita e com uso permitido para maiores de 12 anos, os usuários tiram uma foto de qualquer espécie nativa ou gravam o som de algum animal, registram o local e a data onde foi feito o registro e a comunidade científica que integra a plataforma ajuda a identificar ou a validar as informações sugeridas pelas ferramentas de inteligência artificial, ligada à plataforma, criando uma “rede mapeada” de informações sobre os animais, plantas e fungos em diversas regiões.
Os dados inseridos na plataforma ajudam a entender e proteger a natureza em todo o mundo. Assim, amadores e profissionais, entusiastas e especialistas, tornam-se cientistas cidadãos e agentes de conservação da biodiversidade pelo mundo, uma vez que os registros coletados pelo iNaturalist se tornam dados para entender e proteger a natureza em todo o mundo, servindo de ponto de partida para pesquisas científicas e para construção de políticas voltadas à conservação.
O evento é uma iniciativa da Academia de Ciências da Califórnia e do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles. Em Belo Horizonte e região metropolitana, as ações de mobilização para participação no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026 estão sendo coordenadas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do Centro Universitário UNA, do Instituto Estadual de Florestas - Governo de Minas Gerais, da Ecoavis, do Waita - Instituto de Pesquisa e Conservação, SESC-MG e da Fundação Biodiversitas. Na edição de 2026, a ideia é contar com mais parceiros para superar o resultado de Belo Horizonte no ano de 2025 e, assim, aumentar a contribuição da capital mineira nas ações de preservação da natureza.
Conquistas de 2025
Para superar o resultado alcançado em 2025, em que BH se destacou nacional e internacionalmente, conquistado a 3ª colocação em número de espécies registradas e a 1ª em número de participantes no país e, em âmbito mundial, ocupando a 81ª colocação dentre 700 cidades do mundo, a FPMZB e os demais parceiros estão promovendo diversas atividades, como oficinas de ciência cidadã, treinamento de funcionários, produção e divulgação de vídeos educativos, dentre outras.
O Desafio Mundial da Natureza Urbana incentiva a construção de uma relação mais positiva com a biodiversidade e ajuda a ampliar o conhecimento científico sobre a natureza nas cidades. “Ao registrar a biodiversidade urbana por meio do iNaturalist, qualquer pessoa, sendo especialista ou não, ajuda na conservação do meio ambiente, inspirando descobertas e atuando ativamente e de forma colaborativa nas ações de conservação e preservação da natureza adotadas por organizações em todo o mundo”, disse Gelson Leite, presidente da FPMZB.
Confira abaixo a programação:
(Independente das atividades agendadas nos equipamentos municipais, qualquer pessoa que esteja cadastrada na plataforma iNaturalist pode fazer seus registros e inserir os dados, entre 24 e 27 de abril, em qualquer local de Belo Horizonte, para que sejam contabilizados no Desafio)
Quinta-feira (24) - Mata da PUC Minas (Coração Eucarístico) - R. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico
Das 17h às 19h30
Alunos do PET PUC Minas e do PPG-Biodiversidade e Meio Ambiente da PUC Minas convidam a comunidade acadêmica da PUC Minas para participa das observações vespertina e noturna na Mata da PUC Minas através do app iNaturalist,
Dia 24 - Parque Estadual Serra Verde - R. da Cavalariça, 99 - Serra Verde
Das 9h às 12h
Capacitação da equipe do parque para o uso do iNaturalist e participação no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026. Evento aberto às instituições parceiras e seus funcionários.
Dia 24 - Parque das Mangabeiras - Av. José do Patrocínio Pontes, 540 - Mangabeiras
Das 9h às 12h
Participação das escolas municipais Maria da Assunção de Marco, Honorina de Barros e Jardim Felicidade no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026.
Dia 24 - Sesc Venda Nova - Rua Maria Borboleta, s/n Novo - Letícia
Das 9h às 17h
Evento restrito para empregados e terceirizados da unidade, além de grupos de escolas que estão com visitação agendada no dia 24/4 (Unidade fechada ao público geral sem agendamento neste dia).
Dias 24, 25, 26 e 27 - Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica- Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 - Bandeirantes
Das 8h às 16h
De olho na natureza: saída de campo para incentivo do uso do iNaturalist e participação no evento Desafio Mundial da Natureza Urbana. Atividade voltada aos convidados de coletivos de plantio Bora Plantar e demais interessados, em áreas nativas diversas dentro da abrangência do projeto. Ponto de encontro: Administração do Jardim Botânico.
Dias 24 e 25 - Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - Rua Gustavo da Silveira 1035, Bairro Santa Inês.
Das 9h às 16h
Incentivo os visitantes do Museu de História Natural no uso do aplicativo
Dias 24 a 27 - Parque Estadual Serra do Rola Moça - Av. Montreal, s/nº - Jardim Canadá, Nova Lima
Das 09h às 12h
Expedição DMNU 2026 com os funcionários do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Ponto de encontro: Sede Administrativa do PESRM - Mutirão de registros a serem feitos na região alta do PESRM
Dias 25 e 26 - Parque Estadual Serra do Rola Moça - Av. Montreal, s/nº - Jardim Canadá, Nova Lima
Das 8h-17h
Participação espontânea dos visitantes do PESRM no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026 Atrativos liberados para visitação (Trilha Vale Encantado 1, Trilha Vale Encantado 2, Circuito Ferruginoso – Planetas – Cerrado, Trilha dos Sertões que a Moça Rolou, Trilha Campo Ferruginoso, Trilha Estrada Calçada, Circuito das Pitangueiras, Trilha do Cerrado, Trilha do Korea, Trilha Transmirantes, Trilha Mirante dos Planetas – Três Pedras – Cruzeiro, Trilha XCO, Trilha Rola-Moça e Trilha da Canga). Haverá funcionários capacitados no Centro Integrado de Operações e na Sede Administrativa do PESRM.
Dia 25 - Centro de Educação Ambiental PROPAM – R. Radialista Ubaldo Ferreira, 20 - Castelo
Das 9h às 12h
Observação da fauna e flora do quintal do Centro de Educação Ambiental Pampulha (PROPAM), voltada principalmente para crianças e suas famílias. Aberto ao público. Inscrições pelo Whatsapp: (31) 98490-1481
Dia 25 - Parque Natural Felisberto Neves - Avenida Edméia Matos Lazzarotti, s/nº - Ingá Alto, Betim
Das 13h às 18h
Observação e registro da biodiversidade do Parque Natural Felisberto Neves através da parceria entre Fundação Biodiversitas, Ecos Gerais e Prefeitura de Betim.
Dia 25 - Parque Aggeo Pio Sobrinho - Avenida Professor Mário Werneck, 2.691, bairro Buritis, Belo Horizonte
Das 08h às 13h
Observação e registro da biodiversidade do Parque Aggeo Pio Sobrinho através da parceria entre Fundação Biodiversitas, Ecos Gerais, Associação do bairro Buritis e UNIBH.
Dia 25 - Fazenda Gruta do Baú - R. Pacífico Rodrigues - Fidalgo, Pedro Leopoldo
Das 9h às 13h
Trilha na Fazenda Gruta do Baú com tempo para registros do Desafio. Evento voltado para alunos de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNA.
Dia 25 - Parque Estadual Serra Verde - R. da Cavalariça, 99 - Serra Verde
Das 9h às 12h
Trilha temática com mutirão para registros no Parque Estadual Serra Verde. Evento gratuito com inscrição prévia (https://forms.gle/eoz3n8kaEcTPP2A66 ) Local de encontro: sede do parque.
Dia 25 - Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo - Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo
Das 9h às 11
Trilha Educativa Parque Ursulina de Andrade Melo, com foco no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026. Trilha educativa para a comunidade, com agendamento prévio pelo email educaparques@pbh.gov.br.
Dia 25 - Estação Ecológica da UFMG - R. Prof. Moacir Gomes de Freitas, 687 , Pampulha (Campus UFMG)
Das 8h às 12h
Estação Aberta - Atividade realizada pela Estação Ecológica, com participação no evento Desafio Mundial da Natureza Urbana. Aberto ao público. Não é necessário inscrição prévia.
Dia 25 - Parque Municipal Rego dos Carrapatos - R. Joaquim Eloy de Azevedo, 300 - Olaria, Nova Lima
A partir das 6h30
Trilha de observação de aves e da natureza voltada para associados da Ecoavis no Parque Rego dos Carrapatos, conduzida pela equipe da Ecoavis e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima.
Dia 26 - Lagoa Central de Lagoa Santa - Iate club - Avenida Getúlio Vargas, na esquina com a Av. Cel. Carlos Orleans Guimarães, na orla da Lagoa Central, em Lagoa Santa - MG.
Das 8h às 13h
Observação e registro da biodiversidade da orla da Lagoa Central de Lagoa Santa através da parceria entre Fundação Biodiversitas em parceria com Ecos Gerais e Avefalco.
Dia 26 - Parque Municipal Rego dos Carrapatos - R. Joaquim Eloy de Azevedo, 300 - Olaria, Nova Lima
A partir das 6h30 até às 12h
Trilha de observação de aves e da natureza no Parque Rego dos Carrapatos, conduzida pela equipe da Ecoavis e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima. Link de inscrições https://forms.gle/a2WunAS3EU2t3JFx9
Dia 26 - Parque das Mangabeiras - Av. José do Patrocínio Pontes, 540 - Mangabeiras
Das 8h às 10h
Alunos do PET PUC Minas e do PPG-Biodiversidade e Meio Ambiente da PUC Minas convidam a comunidade acadêmica da PUC Minas para participar da manhã de observações iNaturalist no Parque das Mangabeiras.
Dia 27 - Parque Municipal Jacques Cousteau - R. Augusto José dos Santos, 366 - Betânia
Às 9h e às 14h
Participação da Escola Municipal Mestre Ataíde no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026.
Dia 27 - Parque Municipal Alexander Brandt - R. Joaquim Gonçalves da Silva, 67 - Rio Branco
Às 14h
Participação da Escola Municipal Tabajara Pedroso no Desafio Mundial da Natureza Urbana 2026.
Dia 27 - Parque Estadual Serra Verde - R. da Cavalariça, 99 - Serra Verde
Das 9h às 12h
Construindo olhares Botânicos: projeto de extensão e pesquisa da UFMG, Escola Estadual Getúlio Vargas e PE Serra Verde. O projeto desperta nos alunos bolsistas participantes a fascinação pela botânica. Nesse dia, os alunos irão conhecer melhor as trilhas do parque e aproveitar o momento do Desafio para realizar os registros encontrados durante a visita técnica do projeto guiado pela monitora do parque e pela professora coordenadora do projeto.
Dia 27 - Estação Ecológica da UFMG - R. Prof. Moacir Gomes de Freitas, 687 , Pampulha (Campus UFMG)
Das 9h às 16h
Trilhas dos monitores da Estação Ecológica e da equipe do Laboratório de Sistemas Socioecológicos da UFMG para registros do Desafio. Voltado para a equipe interna.
