Pular para o conteúdo principal

Superintandência de Limpeza Urbana (SLU) e comunidade reunidas em torno do novo Ponto Limpo em Venda Nova durante o dia
Foto: Regional Venda Nova

Ponto Limpo em Venda Nova conta com o apoio da população

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), por meio da Gerência Regional de Limpeza Urbana Venda Nova (Gerlu-VN), extinguiu, neste mês, um ponto crítico de deposição clandestina na rua Deputado Emiliano Franklin, esquina com rua Geraldo José Bernardo, no bairro Jardim dos Comerciários. A conclusão das ações incluiu atividades como Rua de Lazer, com muita festa para a população, no último dia 6, com o apoio do Sesc Minas Gerais. Participaram do evento cerca de 120 pessoas. Na ocasião, houve a instalação de uma placa de Ponto Limpo da Prefeitura, para reforçar a necessidade da conservação da limpeza do local.

 

Segundo o gerente regional de Limpeza Urbana Venda Nova, Clarício Tolentino de Aguiar, as ações tiveram início com a limpeza do córrego localizado na avenida C com rua 16, nos bairros Jardim dos Comerciários e Jardim Europa, que possui 800 metros de extensão e área de 6.400 m². “Ao todo, utilizamos uma mão de obra correspondente a quase cem garis no período de execução da limpeza”, conta.

 

Clarício explica também que todo o projeto foi discutido com a comunidade e representantes do Sesc, quando ficou acertado o evento festivo de encerramento, com a exposição de banners informativos e a campanha educativa presencial com técnicos de Mobilização Social da SLU. “Além da retirada de cerca de 23 toneladas de resíduos, o local revitalizado recebeu vegetação ornamental e pneus coloridos preenchidos com terra, que não oferecem riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti”, destaca o gerente.

 

Técnica de nível superior na SLU, Rejane Silva atuou nas intervenções educativas e de recuperação da área degradada e comemora o engajamento dos moradores da região, que se dispuseram a irrigar as plantas e, com isso, ajudar na manutenção do Ponto Limpo. “Tão importante quanto limpar é a população se sensibilizar sobre a conservação do espaço preservado”, pondera a educadora.

 

Este é o terceiro Ponto Limpo implantado em menos de dois meses na região. A expectativa da Gerlu-VN é que outros locais recebam o mesmo tratamento até o fim do ano. As próximas operações contemplarão os bairros Mantiqueira e Serra Verde.