Pular para o conteúdo principal

Ponto de ônibus no entorno da Estação São Gabriel será mantido
Foto: Divulgação/PBH

Ponto de ônibus no entorno da Estação São Gabriel será mantido

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte manterá o ponto de embarque das linhas 62, 66, 6030 e 9503, em frente à Estação São Gabriel, sem alteração. Após nova avaliação técnica das equipes da Sumob e da BHTrans, foi decidido que o ponto não será deslocado garantindo mais comodidade aos usuários. Desde quinta-feira (15), o Viaduto Paulo Mendes Campos, que liga a Avenida Cristiano Machado à Estação São Gabriel, está totalmente interditado em mais uma etapa das obras de requalificação da Praça das Águas, no Bairro Primeiro de Maio.

Para o andamento das obras foram necessárias intervenções no trânsito na região. Agentes da BHTrans e da Sumob permanecem no local monitorando o fluxo de veículos e orientando os passageiros sobre o transporte coletivo e os motoristas sobre os desvios.

Confira as intervenções

Trânsito

-          Interdição total do Viaduto Paulo Mendes Campos, que liga a Avenida Cristiano Machado à Estação São Gabriel.

Desvios

Sentido Estação São Gabriel (opção 1): Avenida Cristiano Machado (sentido Centro), Viaduto Otto de Lara Resende (viaduto do Anel Rodoviário), Avenida Cristiano Machado (sentido Bairro), acesso à direita para a Estação São Gabriel.

Sentido Estação São Gabriel (opção 2): Avenida Cristiano Machado (sentido Centro), Rua Professor Patrocínio Filho, Viaduto Carlos Drummond de Andrade (viaduto próximo ao Minas Shopping), Avenida Cristiano Machado (sentido Bairro), acesso à direita para a Estação São Gabriel.

Faixas foram instaladas para informar os motoristas sobre as mudanças no tráfego. A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a orientação para que todos redobrem a atenção ao circular pela área e sigam as sinalizações e indicações dos agentes.

Transporte

Com a intervenções no viaduto as linhas municipais 503, 705, 706, 707, 708, 62, 66, 6030 e 9503 vão utilizar os desvios.

Sobre a obra

No local estão sendo realizada a terraplanagem e a pavimentação em vias do entorno da estrutura hidráulica (caixa de captação), localizada na Avenida Cristiano Machado, 7.035, Bairro Vila Suzana/Primeiro de Maio.

Para garantir a segurança dos usuários e a eficiência na execução dos serviços previstos, será necessária a interdição total do Viaduto Paulo Mendes Campos. Será feita a integração do viaduto com a nova pavimentação.

A implantação da Praça das Águas faz parte do conjunto de obras que visam otimizar o sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. Trata-se da implantação de estrutura hidráulica (caixa de captação) na confluência do Ribeirão Pampulha com o Córrego Cachoeirinha, com capacidade de armazenar 27 milhões de litros d'água, três vezes mais que a caixa de captação da Avenida Vilarinho. O objetivo desta estrutura é captar e amortecer as águas vindas do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha e direcioná-las para o Ribeirão do Onça, de modo a reduzir alagamentos na Avenida Cristiano Machado, próximo à Estação São Gabriel.

Já apresentando funcionalidade neste último período chuvoso ao acumular águas pluviais durante eventos de fortes chuvas, a previsão de conclusão da Praça das Águas é para o 2º semestre deste ano. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o investimento é de cerca de R$ 68 milhões com recursos provenientes de financiamento junto à CEF e recursos próprios da Prefeitura.