Pular para o conteúdo principal

 Poluição sonora nas grandes cidades será tema do "Ambiente em Foco Virtual". Inscrições já estão abertas
Foto: Divulgação/PBH

Poluição sonora nas grandes cidades será tema do "Ambiente em Foco Virtual"

criado em - atualizado em

Já estão abertas as inscrições para o próximo encontro on-line do ciclo de palestras “Ambiente em Foco Virtual”, marcado para a próxima terça-feira, dia 11 de outubro, às 14h30. 

Com o tema "Percepção do incômodo dos ruídos sonoros na cidade a partir de mapas colaborativos", o encontro será ministrado por duas palestrantes: Dulce Rosário Ponce Patron, arquiteta, mestra em Design Bioclimático e doutoranda em Arquitetura, e Verônica Arroyo Pedroza, mestre em novas tecnologias, designer gráfica e pesquisadora na área de análise e design acústico. Ela é desenvolvedora do aplicativo Hubbub, que constrói mapas de ruído utilizando alertas ao cidadão para ruídos sonoros incômodos. 

A temática geral é o ruído derivado das atividades humanas nas cidades, quando serão tratados os níveis sonoros e impactos aos espaços públicos produzidos por estas ondas. Atualmente, a poluição sonora é considerada um problema que impacta diretamente a vida nas grandes cidades, tornando imprescindível o seu conhecimento, mapeamento e percepção com vistas a solucionar estes conflitos. 

Além disso, a atividade contemplará o estudo dos fatores ambientais para um monitoramento por meio da colaboração civilizada, a identificação de áreas que enfrentam o excesso de ruído e políticas públicas de planejamento urbano e fiscalização que orientem as cidades na melhoria da qualidade do ambiente. 

A inscrição deve ser feita neste link. A confirmação e as orientações para participação, além do acesso à sala virtual, serão enviadas posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail ambienteemfoco@pbh.gov.br.